A menos de uma semana para o próximo feriadão, a paciência dos motoristas estará em teste mais uma vez. Não há como evitar: um novo e longo congestionamento deve tomar o trecho Sul da BR-101, em direção ao Norte do Estado, na próxima sexta-feira. Será o último, no entanto, com tantos gargalos pelo caminho. Para o Natal e o Ano Novo, o Dnit promete novidades.

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Após um ano de atraso, os quase 30 quilômetros do trecho duplicado entre Sombrio e Maracajá estarão liberados após 15 de dezembro. São dois viadutos e uma ponte do novo contorno rodoviário de Araranguá, que provocaram o adiamento do prazo de entrega devido à demora no início das obras e à desistência das empresas vencedoras da licitação. Com a liberação do trecho – o chamado lote 29 -, um total de 95% da duplicação da 101 estará concluída em Santa Catarina.

Os maiores gargalos da rodovia, no entanto, ainda devem demorar para chegar ao fim. Restam ainda outros quatro: a Ponte Anita Garibaldi e os acessos a ela, em Laguna, o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, e o Morro dos Cavalos, em Palhoça, único que ainda não saiu do papel – em setembro, o Ibama liberou a licença ambiental, último entrave que faltava para colocar a obra de pé.

A maior das obras em andamento depois da ponte, o túnel de duas pistas com acostamentos e passarelas em Tubarão, também está com os trabalhos acelerados. Sob os olhos vigilantes de Santa Bárbara, uma equipe de 220 homens trabalha dia e noite na tentativa de antecipar a obra para o fim de 2014, a pedido do Dnit. Enquanto escavam, a santa padroeira dos tuneleiros – carinhosamente disposta em um dos acessos – protege os trabalhadores dos maiores riscos que a atividade provoca: o desmoronamento e o choque elétrico.

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Por enquanto, ela não só vem dando sorte nos acidentes, como também na aceleração da obra. Nove meses após a assinatura da ordem de serviço, os trabalhos para conter as rochas dos morros que contornam a obra já estão concluídas e a escavação dos dois lados do túnel também já começaram – de um lado, 40 metros já foram escavados e de outro 10.

Liberação de trecho já é um alívio, diz PRF

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esses três pontos da rodovia estão no topo da lista dos maiores causadores de congestionamentos no Estado, enquanto o trecho entre Sombrio e Maracajá, também complicado, vem apenas em quarto lugar. Mesmo assim, a liberação o tráfego no local já é considerado um ganho.

Para o agente Luiz Graziano, chefe de comunicação da PRF em Santa Catarina, a entrega do trecho vai reduzir em quatro vezes o tamanho das filas que costumam acumular no local. O cálculo é fácil: uma faixa duplicada, na média, comporta uma vazão quatro vezes maior de veículos do que uma simples.

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– Vai nos favorecer muito, principalmente porque são nesses trechos onde ocorrem os maiores acidentes. As transições de pista, uma hora simples, outra hora duplicada, costuma gerar muitos problemas. O motorista que vem do Sul já entra no Estado passando por transtornos. Quando chega em Laguna, então, já não aguenta mais.

CRONOGRAMA

1) Travessia Urbana de Laguna

O que é: dois viadutos de acesso à cidade (regiões norte e sul), ruas laterais, duplicação da rodovia e acessos à nova Ponte Anita Garibaldi

Extensão: 5,1 quilômetros

Situação: em andamento

Valor: R$ 50,3 milhões

Previsão de entrega: abril 2015, com possibilidade de antecipação para dezembro de 2014

2) Túnel do Morro do Formigão, em Tubarão

Extensão: 900 metros

Situação: em andamento

Valor: R$ 56,7 milhões.

Previsão de entrega: maio 2015, com possibilidade de antecipação para dezembro/2014

3) Túneis do Morro dos Cavalos, em Palhoça

Extensão: cerca 2,2 quilômetros

Situação: em setembro, o Ibama liberou a licença Ambiental Prévia (LP) emitida pelo Ibama, permitindo a finalização do projeto executivo de engenharia.

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Valor: ainda não definido

Previsão da abertura da licitação: fevereiro de 2014