Oito meses após a queda da calçada em Joinville, o trânsito na região onde ocorreu o acidente será liberado no próximo sábado (16). O trecho, que fica na avenida Dr. Albano Schulz (conhecida como Beira-rio), estava interditado no sentido Norte-Sul desde o dia 22 de novembro do ano passado, quando a estrutura desabou no evento de abertura do Natal. 

Continua depois da publicidade

Na ocasião, mais de 30 pessoas caíram no rio e ficaram feridas. 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com a prefeitura, após a 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville decidir que não haveria necessidade de nova perícia no local, visto que os laudos anteriores eram suficientes, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) trabalha na área para conclusão da obra. 

O laudo pericial feito pela Polícia Civil em dezembro apontou que um problema em uma viga de sustentação construída em 1970 causou o acidente. Desde então, a equipe técnica do governo municipal atuou na demolição da estrutura antiga da galeria, implantou uma nova e fez a recuperação viária da pista.  

Continua depois da publicidade

Do início do conserto até a conclusão, passaram-se 18 dias. A finalização está dentro do prazo previsto pelo município e a próxima etapa será a conclusão da obra da calçada. Os profissionais continuam trabalhando no local e a calçada segue interditada. A previsão é que na próxima semana esse trabalho também seja finalizado. 

Como fica o trânsito

Com a liberação da avenida Dr. Albano Schulz (Beira Rio), no sentido Sul/Norte, algumas modificações no trânsito feitas durante a interdição permanecerão válidas. 

Aos ciclistas e pedestres, a orientação é de que utilizem para a travessia os espaços adequados, onde há semáforos que oferecem segurança para quem está a pé ou de bicicleta. Há semáforos nos cruzamentos com a Rua 9 de março e também na Ponte Azul. Os ciclistas podem passar pela Avenida Hermann August Lepper, em frente à prefeitura, por exemplo.

O semáforo da Rua Aubé com a Avenida Hermann August Lepper e a 9 de Março ficará a maior parte do tempo aberto. O equipamento fecha apenas quando é acionado por um pedestre. Há uma especificação também para o fechamento quando um ônibus se aproxima para convergir na Rua 9 de Março. 

Continua depois da publicidade

Por este motivo, continuará desativado o ponto de ônibus em frente a prefeitura, e o ponto em frente a empresa Lepper permanece sendo o local de embarque e desembarque de passageiros. Ainda sobre o transporte coletivo, volta a valer o corredor de ônibus, a partir da Ponte Azul. Ele estava desativado durante o período de interdição. 

Também continua sendo permitido convergir à direita após a Ponte Azul e acessar a Beira-rio para seguir em direção à zona Norte da cidade. 

Uma novidade para os motoristas que trafegarem pela avenida Dr. Albano Schulz (Beira Rio), no sentido Sul/Norte, é que será permitido virar à direita na rua 9 de Março, na esquina onde está localizado o “prédio prédio”. 

Nas primeiras horas da manhã de sábado, uma equipe técnica da prefeitura estará na região. Eles vão remover os obstáculos que interditam a via nas imediações do Mercado Público Municipal que hoje impedem a passagem de veículos. Os agentes de trânsito estarão presentes no local, para dar apoio.

Continua depois da publicidade

Relembre o caso

A calçada desabou por volta das 20h10min de uma segunda-feira, 22 de novembro, na avenida Beira-rio, próximo do prédio prefeitura e do camelódromo. Mais de 30 pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento. 

Após o acidente, o local foi interditado e passou por perícia. Conforme o delegado Fabio Baja, responsável pela investigação, o laudo apontou que uma viga construída na década de 1970 girou e, com isso, a laje e a calçada que estavam em cima caíram e fizeram um “v”, derrubando as pessoas no rio Cachoeira.

Os primeiros processos indenizatórios para as vítimas do acidente foram homologados em junho deste ano e mais de 13 pessoas já fecharam acordo com a Justiça. 

Leia também

Moradores reclamam de furtos de portões e grades em Joinville

FOTOS: Parque dos Girassóis de Joinville abre temporada 2022

Basquete Transforma SC entrega quadra 3×3 para a comunidade do bairro Itinga, em Joinville