A construção da ponte Anita Garibaldi, de Laguna, no Sul de Santa Catarina, ganha contornos finais que enchem os olhos de quem passa pela obra. Nesta sexta-feira, foi concluída a concretagem no trecho corrente Norte da ponte.
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O prazo de conclusão é maio de 2015, mas a expectativa do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, é entregar antes.
Agora falta apenas a aplicação de concreto usinado nas proteções laterais e central para instalar o asfalto. A meta do Consórcio Ponte de Laguna é finalizar as proteções laterais até o final de outubro e iniciar a aplicação asfáltica em novembro.
Veículos e pedestres já podem transitar do bairro Cabeçuda ao trecho estaiado. Entretanto, a passagem é permitida somente para trabalhadores envolvidos no empreendimento e pessoas autorizadas pelo consórcio.
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Os trabalhos seguem em ritmo acelerado na construção dos dois mastros estaiados, com instalação das aduelas. Com quase 3 mil metros de extensão, a estrutura que está sendo erguida sobre o Canal das Laranjeiras é prometida para ficar pronta ainda durante o verão.
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Na etapa final da obra, também a mais delicada e de alto grau de dificuldade, os dois mastros centrais já recebem os primeiros cabos de aço (estais) que em breve formarão a parte mais formosa da estrutura – o vão central estaiado. Mesmo com o sol baixo do entardecer, os operários não param. Em tempo de maior pico, chegaram a trabalhar na construção 1,8 mil funcionários.
Agora cerca de 1,3 mil se dividem em turnos e avançam na construção das duas extremidades da estrutura que rapidamente culminará no fechamento do vão central. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, explica que o prazo de conclusão é maio de 2015, mas a expectativa é entregar antes.
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A incerteza quanto ao prazo, explica Aguiar de Sá, é devido a complexidade de execução desta etapa final. Por ser uma parte tecnicamente complicada é difícil prever problemas que possam surgir. O engenheiro e coordenador de supervisão da obra contratado pelo DNIT, Oscar Eigio Isaka, explica que esta é a única ponte no mundo estaiada em curva com mastros centrais, cujos estais também são centrais no eixo da obra.
– Pontes em curva com estais laterais, ou seja estais nas bordas, ou mistas, existem outras com certeza, inclusive parece que a estaiada em São Paulo é um exemplo – cita Isaka.
A ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, perdendo apenas para o ponte que passa sobre o Rio Negro, no Amazonas. ?
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Ponte diminuirá fluxo do trecho Sul da BR-101
Depois de pronta a ponte Anita Garibaldi, além de encantar turistas, servirá para diminuir o fluxo em um dos gargalos mais complexos do trecho sul da BR-101. De acordo com o DNIT, cerca de 27 mil carros passam diariamente pelo local e, conforme uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, durante a temporada o número de veículos chega a triplicar. Na alta temporada, o trecho entre a ponte e o morro do Formigão, em Tubarão, chega a registrar filas de até 20 quilômetros.
Outra obra que também promete contribuir com o fluxo na BR-101 é a do túnel do Formigão, em Tubarão, que segundo o DNIT deve ficar pronta até o fim do ano. O túnel de 530 metros que começou a ser construído em fevereiro de 2013 está concluído, falta agora a parte de drenagem e pavimentação.
A engenheira fiscal do Departamento, Márcia Tsunokawa Chaves, explica que a ponte de 2.815 metros está sendo construída entre um espaço maior sobre a lagoa de Imaruí e avança em uma curva para que motoristas possam trafegar a uma velocidade média de 100km/h. Diferente da velocidade média atual que fica em torno de 80 km/h – o que contribui ainda mais para evitar os constantes congestionamentos.
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Com a duplicação da BR-101, a expectativa é zerar as filas na região. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 com um orçamento de R$ 597 milhões. Hoje estima-se um investimento total em torno de R$ 650 milhões na construção.