Percorrer a rua 15 de Novembro requer atenção redobrada dos motoristas e habilidade no volante, principalmente no bairro Vila Nova, na zona Oeste de Joinville. Em caso de descuido, o risco é cair em um (ou mais) dos 70 buracos médios ou grandes encontrados pela reportagem na via durante a última semana, além de ter que desembolsar dinheiro para consertar o veículo. Estes buracos ficam em um trecho de três quilômetros que começa na esquina com a rua Leopoldo Beninca e termina na conexão com a Rodovia do Arroz. Na média, é como se houvesse um buraco a cada 42 metros da via.
Continua depois da publicidade
Tantas irregularidades no asfalto deixam motoristas e moradores sem paciência com a falta de manutenção de uma das ruas mais importantes da cidade. Ela tem nove quilômetros de extensão e faz a ligação da zona Oeste com a região central, passando pelos bairros Vila Nova, Glória, América e Centro. Desta segunda-feira até o fim da semana, no "AN" você acompanha uma série de reportagens mostrando a situação das principais ruas da cidade e os planos do município para solucionar os problemas.
A Prefeitura afirma que a rua 15 passa por manutenção básica, por meio de ações de tapa-buracos, e os moradores podem registrar pedidos de melhorias pela Ouvidoria, no ramal 156, ou pelo site da Prefeitura. No entanto, o motorista Edson Luis de Souza, 48 anos, passa frequentemente pelo local e garante que não vê ninguém tapando os buracos. Além disso, já teve prejuízos por causa das irregularidades
— Cortei o pneu e estraguei o aro do carro. Meus familiares também já tiveram problemas por causa dos buracos — conta.
O mecânico Rafael Gustavo Venturi, 30 anos, trabalha na rua 15 de Novembro e atende de duas a três pessoas por semana com problemas no carro causados pelos buracos da via. Segundo ele, os problemas mais comuns são pneus furados e as rodas tortas.
Continua depois da publicidade
Diante desses problemas, os motoristas e moradores da região defendem o recapeamento da rua para resolver a questão dos buracos. De acordo com o município, o recapeamento será feito com recursos do financiamento assinado com o Banco do Brasil de R$ 61,1 milhões para melhorias em 209 vias da cidade. A previsão é de que a licitação seja lançada no decorrer do próximo ano.
Confira o raio-x sobre a rua 15 de Novembro: