Falta menos de dois meses para o fim da obra no trecho de serra da BR-280 entre Corupá e São Bento do Sul, no km 93. Desde 18 de junho, máquinas e operários são vistos na pista trabalhando para encerrar as atividades até 12 de dezembro. Durante as chuvas de junho, a rodovia foi atingida por queda de barreira, o que abriu uma cratera no asfalto.
Continua depois da publicidade
A obra para restauro da rodovia foi contratada em regime de urgência pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ela está orçada em R$ 16 milhões e sob a responsabilidade da empreiteira Castelar.
Segundo o engenheiro do DNIT Jeferson José Benedet Bittencourt, a reconstrução faz parte do pacote de obras que tem mais pontos, como Mafra e Porto União. Os cinco pontos que passaram por reformas estão orçados em torno de R$ 28 milhões.
– Em relação às obras que fiscalizo, a com maior magnitude é a do trecho entre Corupá e São Bento do Sul. Ao todo, serão 400 toneladas de ferro, e, por dia, gastamos 500 sacas de cimento – enfatiza.
No momento, estão sendo construídas três cortinas atirantadas, que servem para promover a estabilidade na estrutura que teve ruptura. Bittencourt explica que a cortina é fixada em uma rocha, por isso oferece mais segurança na pista. Além das três que estão sendo construídas, na região existem mais duas prontas. Outra parte da obra é o muro de gabião, feito de pedras com uma malha de fios de aço para contenção. A última parte da obra será a retirada das lombadas. Os redutores de velocidade estão no local para evitar acidentes com os operários.
Continua depois da publicidade