A Avenida Gaspar Helmuth Wehmuth será interditada nesta sexta-feira (11) para manutenção. Inaugurada em julho do ano passado, a via apresentou desnível no asfalto após o terreno sob as cabeceiras ceder. A Secretaria de Obras de Gaspar afirma que o problema já era esperado e que a empresa responsável pelo serviço fará os ajustes dentro do prazo de garantia.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O bloqueio no trecho entre a Avenida Frei Godofredo e a Rua Deputado Francisco Mastella está previsto das 7h30min às 18h. O desvio será pelo trevo da Parolli e agentes de trânsito estarão na região para orientações. A empresa que fará os reparos é a Progresso Ambiental, a mesma que construiu a avenida.
O secretário de Obras, Luis Carlos Spengler Filho, explica que na parte das cabeceiras o solo foi aterrado, diferente do restante do trecho, onde há estacas. Como o terreno é instável, esperava-se que os desníveis fossem acontecer. O tempo de garantia da obra, que custou R$ 9,5 milhões, é de cinco anos.
— Não daria para estaquear toda a rua, o valor da obra poderia triplicar. Já era previsto que ocorreria esse adensamento, mas a tendência é estabilizar — diz.
Continua depois da publicidade
A avenida é o trecho 2 do Anel de Contorno Viário de Gaspar, que liga as vias Frei Godofredo, no bairro Santa Terezinha, à Rua Francisco Mastella, no bairro Sete de Setembro. A inauguração ocorreu em 24 de julho de 2021.
Para construir a via foram feitos terraplanagem, reforço de solo, drenagem, pavimentação asfáltica, alças de acesso, calçada, ciclofaixa, sinalização, arborização e iluminação pública, totalizando um quilômetro de extensão.
Leia também
Blumenau corre contra o tempo para emplacar federalização da Furb em 2022
Furb reúne apoio inédito antes de nova reunião no MEC sobre federalização
Blumenau lança licitação para caminho alternativo à BR-470, no Badenfurt