A terceira pista da Via Expressa, extensão da BR-282 que liga a BR-101 às pontes de Florianópolis, teve mais um trecho liberado na manhã desta quarta-feira. Dessa vez, a liberação envolveu um trecho de um quilômetro, segundo o Dnit informou na noite desta quarta, entre a saída da BR-101 e o acesso ao bairro Campinas, em São José, no sentido BR-101/Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Por se tratar de um trecho curto e do feriado de Dia do Trabalhador, o trânsito na faixa extra nesta quarta-feira foi considerado tranquilo. Mas a expectativa é de que os trechos liberados da nova faixa amenizem o problema dos congestionamentos na entrada e na saída da Ilha, sobretudo em horários considerados críticos.

Em abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) já havia liberado os 5,6 quilômetros no sentido de saída da Ilha, entre a Ponte Colombo Salles e a BR-101. Segundo o órgão, a avaliação destes primeiros dias foi positiva extremamente positiva.

Segundo a superintendência do Dnit em SC, a obra tem investimento de R$ 26 milhões, viabilizado por emenda parlamentar. A empresa Vogelsanger é responsável pelos serviços nesta primeira etapa do projeto. Os trabalhos começaram em setembro do ano passado, com prazo contratual de 12 meses. A expectativa, no entanto, é de que a liberação da terceira pista em todo o trecho no sentido Florianópolis possa ocorrer antes desse prazo.

A terceira pista deve beneficiar aproximadamente 22 mil passageiros, além das vantagens indiretas a todos os motoristas. De acordo com o projeto, as três faixas em cada sentido irão possibilitar que as pistas centrais sejam usadas pelo transporte coletivo e por motocicletas. Isso deve representar uma alta redução no tempo de trajeto de ônibus que percorrem o trajeto entre o Continente e a Ilha.

Continua depois da publicidade