A partir das 15h desta sexta-feira (31), motoristas poderão voltar a circular pela Rua XV de Novembro, em Blumenau, no trecho que estava bloqueado por conta de um incêndio que destruiu um prédio comercial com diversas lojas. O local foi isolado e a calçada diante dos estabelecimentos atingidos pelo fogo na quinta-feira da semana passada, dia 23, continua interditada para os pedestres.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
No sábado (1º), os bombeiros militares devem fazer a última análise para elaboração do laudo que trará a causa da ocorrência. Testemunhas contaram que as chamas começaram em um ar-condicionado no segundo andar e rapidamente se alastraram pela estrutura de madeira e piso assoalhado.
Desde o ocorrido, o trecho da XV entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy estava interditado. A decisão de liberar o trânsito foi tomada pela Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros após “garantias de segurança”, explicou o órgão municipal.
O corredor de ônibus da Beira-Rio, que está disponível aos carros para ajudar aliviar o trânsito no Centro, deve voltar a ser exclusivo ao transporte coletivo ainda nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
ATUALIZAÇÃO: Até por volta das 13h30min a informação era de que a liberação ocorreria no sábado, depois, houve a atualização por parte da prefeitura para 18h de sexta e, então, para as 15h.
O que se sabe sobre o incêndio
O incêndio começou por volta das 15h50min de quinta-feira (23) em uma sala no piso superior do imóvel, que fica ao lado da Catedral São Paulo Apóstolo e pertence à Diocese. Por conta do material que estava estocado — em sua maioria roupas — e a característica de madeira da estrutura, as chamas rapidamente se alastraram. Além de oito lojas, o espaço abrigava o depósito de um projeto social da Igreja.
Os bombeiros chegaram pouco depois das 16h e começaram o combate (veja fotos abaixo). Por volta das 19h, o incêndio já estava totalmente controlado, restando apenas o chamado trabalho de rescaldo — para evitar que novos focos surjam. Foram mobilizados militares de Blumenau, Gaspar, Indaial e Timbó. Ao todo, 39 bombeiros atuaram e 14 viaturas foram empenhadas. Ao menos 250 mil litros de água haviam sido utilizados até a noite desta quinta.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Como a prefeitura de Blumenau explica projeção de déficit milionário no orçamento em 2025