Os motoristas voltaram a usar as pistas da BR-470 sobre o viaduto do bairro Fortaleza, em Blumenau, no começo da tarde desta quarta-feira (18). A parte inferior, que substituirá o antigo túnel do Dorow, na Rua Samuel Morse, deve ser liberada apenas no começo do ano que vem.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O desbloqueio do novo trecho da rodovia, já duplicado, ocorreu às 12h. Além do de Blumenau, o viaduto de Navegantes, no Km 2, também foi parcialmente inaugurado. No Litoral, a nova estrutura dá acesso aos bairros Pedreira e Porto das Balsas.

A partir de agora, as equipes focarão nas obras de pavimentação e sinalização na parte inferior dos dois viadutos. No caso do de Blumenau, que custará cerca de R$ 16 milhões no total, duas rotatórias serão construídas — uma delas já está praticamente pronta. A reta final dos serviços, que terminará com a liberação do novo viaduto da Rua Samuel Morse, deve precisar de até 30 dias trabalhados, estima o setor de engenharia do DNIT.

A BR-470 foi interditada na altura da empresa NC, no prédio da antiga Dudalina, no final do primeiro semestre deste ano. O bloqueio tem testado a paciência dos condutores, que enfrentam lentidão no trecho a qualquer hora do dia. A necessidade de desvio por dentro do bairro também aumentou consideravelmente o vaivém em ruas residenciais da Fortaleza Alta.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

A duplicação da BR-470

Ainda conforme o DNIT, 82% das obras entre Navegantes e Indaial estão concluídas. São 62 quilômetros duplicados e R$ 1,5 bilhão gastos. Dos 27 viadutos previstos, ainda será preciso terminar dois em Navegantes, três em Gaspar e Blumenau, e um em Indaial. Já os que sequer foram iniciados são quatro: em Blumenau, nos Kms 52, 54 e 59, e Indaial, no Km 62.

Leia mais

Invasão a casa de ex-namorada termina com homem morto em Blumenau