O trecho da BR-282 em Ponte Serrada onde ocorreu um acidente em que três pessoas morreram na manhã deste domingo registrou outras duas ocorrências no mesmo dia, além de pelo menos outras três na semana anterior. A região, conhecida como curva da Santa, é atendida pelo Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Concórdia, que a considera perigosa por ser uma curva fechada após um longo trecho de reta, onde os motoristas trafegam em alta velocidade.
Continua depois da publicidade
Também no domingo, o motorista de um Chevrolet/Corsa perdeu o controle do veículo e saiu da pista, parando em uma vala entre a rodovia e a encosta. No início da noite, um ônibus da empresa Reunidas com 15 pessoas a bordo colidiu lateralmente contra o barranco ao se perder na curva. Chovia muito no momento do acidente. Ninguém se feriu nas ocorrências.
Confira a situação do trânsito
Na semana anterior, dois acidentes foram registrados no sábado, 16, e um na segunda-feira, 11. Uma carreta derrapou e saiu da pista, quebrando a proteção da pista e caindo cerca de 20 m em um barranco. Durante o atendimento da ocorrência, na noite de sábado, um automóvel também se perdeu na curva e caiu no mesmo local, atingindo a carreta. Não houe feridos graves.
Continua depois da publicidade
Por volta das 15h30min da segunda-feira, uma carreta e um caminhão colidiram. O motorista da carreta teve um ferimento no pé e a ocupante do caminhão foi encaminhada ao Hospital São Francisco de Concórdia.
PRF busca maior controle de velocidade no trecho
O chefe operacional da 7ª Delegacia da PRF, Jerry Vargas, explica que foi instalado um redutor de velocidade pouco antes da curva da Santa, limitando o trânsito a 80 km/h, mas não surtiu o efeito esperado:
– A lombada foi colocada após uma reta longa, em que motoristas vem rápido, reduzem, e depois aceleram novamente, entrando na curva muitas vezes a mais de 100 km/h. Vamos pedir ao DNIT um novo estudo técnico da área, para mudar a lombada para mais perto da curva ou reduzir ainda mais a velocidade, para 60 km/h – adianta Vargas.
Continua depois da publicidade
O policial lembra que situação parecida foi enfrentada no km 35 da BR-153, em Água Doce, onde aconteciam muitos acidentes decorrentes de alta velocidade:
– A instalação do redutor no local apropriado praticamente zerou os casos na região – afirma Vargas.
Outro ônibus da Reunidas envolvido em acidente neste domingo
Em Caçador, um ônibus da Reunidas que fazia a linha Porto União-Piratuba saiu da pista e colidiu de frente com o guard-rail da SC-135, em um trecho chamado Garganta do Diabo. Havia somente um passageiro no veículo, que não se feriu. Os bombeiros precisaram cortar a defensa metálica para retirar o ônibus do local.
Continua depois da publicidade
Este ano, os veículos da empresa já estiveram envolvidos em pelo menos outras três ocorrências, a mais grave delas quando o ônibus caiu em uma ribanceira na BR-282, em Alfredo Wagner, causando nove mortes. No Rio Grande do Sul, um tombamento deixou 39 pessoas feridas, e uma colisão matou a motorista do carro, que bateu de frente com o ônibus.
Três mortes e uma pessoa gravemente ferida após colisão
O chefe operacional da 7ª Delegacia da PRF,Jerry Vargas, afirma ter atendido a muitos acidentes na região, desde saídas de pista mais simples até graves colisões frontais, mas não lembra de uma ocorrência com tantas vítimas fatais na região.
– O local registra muitos acidentes, alguns muito violentos, mas um caso único com três mortes não acho que já tenha acontecido – lamenta o chefe da 7ª Delegacia da PRF.
Continua depois da publicidade
Um carro e um caminhão colidiram na curva da Santa por volta das 9h30min deste domingo, resultando na morte de três dos quatro ocupantes do carro, um Polo com placas de Piratuba. Uma mulher segue internada no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê. Os dois ocupantes do caminhão, de Chapecó, saíram ilesos.
Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Ponte Serrada / Divulgação