Na manhã deste sábado, O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) fez o sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela, processo de auditoria para as eleições que garante transparência à eleição e dá aos eleitores a segurança de que seu voto, ao entrar na urna eletrônica, será contabilizado para o candidato que ele escolheu. Foram sorteadas cinco urnas, uma de Florianópolis, uma de Joinville, uma de Blumenau, uma de Braço do Norte e outra de Vidal Ramos (cidade onde haverá também votação para prefeito). O procedimento, aberto ao público, foi iniciado às 9h, na Sala de Sessões do TRE/SC e transmitido ao vivo no canal do TRE/SC no YouTube.

Continua depois da publicidade

A votação paralela, agora chamada de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso é uma simulação da eleição, feita com células de papel. Cinco urnas eletrônicas foram sorteadas para a averiguação. No processo, alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) do Centro Educacional Menino Jesus e filhos de servidores do TRE-SC vão preencher as cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição, com os nomes e números reais, dados que serão transportados para as urnas sorteadas neste domingo, das 8h às 17h, mesmo horário do segundo turno das eleições 2018. A Votação Paralela poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube.

As urnas sorteadas serão substituídas por outras devidamente carregadas com dados de candidatos e eleitores. As demais serão distribuídas por um sistema de rotas, estabelecidas entre as Zonas Eleitorais e a empresa de transporte contratada através de processo licitatório.

Também foram sorteadas oito urnas que passarão pela auditoria de sistemas: uma de Irani, uma de Romelândia, uma de Capinzal, uma de Itajaí, uma de Angelina, uma de Chapecó, uma de Lages e uma de Itapema. Estas urnas vão passar por verificação da autenticidade dos sistemas no dia da eleição, antes do início da votação.

Ao todo, serão distribuídas 19.089 urnas, sendo 354 delas para justificativa do eleitor. As urnas sairão das zonas eleitorais para os 3.708 locais de votação, logo após o sorteio da votação paralela.

Continua depois da publicidade

O transporte e a entrega aos delegados de prédio de cada local de votação serão monitorados por servidores da Justiça Eleitoral, garantindo integridade ao processo. Após o término da votação, às 17h, as urnas serão recolhidas e enviadas aos cartórios eleitorais.

::: Acompanhe a apuração voto a voto do 2º turno das eleições