O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) iniciou na segunda-feira um novo ciclo de biometria e revisões do eleitorado, incluindo mais nove municípios com cadastramento obrigatório. Em sessão de 7 de novembro, o Pleno do tribunal aprovou a nominata com um total de 122 cidades que passarão pelo processo entre 2018 e 2019.

Continua depois da publicidade

Os nove municípios que já começaram a revisão são Barra Velha, Matos Costa, Mondaí, Princesa, Riqueza, Rio Rufino, São João do Itaperiú, São José do Cedro e Urubici. Os términos de prazos vão de março a agosto de 2019.

Além dessas localidades, o TRE-SC segue com o projeto da biometria ordinária em outras 111 cidades do Estado, onde o comparecimento não é obrigatório, mas servirá, a exemplo das revisões, para ampliar o quantitativo do cadastramento biométrico em SC. Nas Eleições 2018, mais de 70% do eleitorado catarinense foi identificado pela biometria para habilitação ao voto.

A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos consiste na convocação dos cidadãos de uma localidade para comprovar o seu domicílio eleitoral e colher as impressões digitais e fotografia. Em Santa Catarina, 62 municípios possuem 100% do eleitorado biometrizado.

O atendimento nos cartórios eleitorais pode ser agendado pelo site do TRE-SC. Para a revisão, o eleitor deve levar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias no Diário Catarinense

Pelo menos 91 políticos de SC ainda precisam apresentar as contas de campanha à Justiça Eleitoral