Três servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fizeram na noite desta segunda-feira uma fiscalização das propagandas eleitorais irregulares em Florianópolis. Os trabalhos começaram às 22h15min para a retirada de materiais de campanha das avenidas da cidade.
Continua depois da publicidade
Em uma hora, foram retirados 50 cavaletes da avenida Mauro Ramos, no Centro. Um deles estava acorrentado em uma árvore, com dois cadeados.
– Além de ser um desrespeito ao morador, esta prática irregular gera um custo aos cofres públicos, com gastos de gasolina, hora-extra e adicional noturno dos servidores – diz o chefe de cartório da 12º Zona Eleitoral, Ayrton Teixeira.
Continua depois da publicidade
A fiscalização deve ser feita em outros pontos da cidade, como o bairro Itacorubi, a Via Expressa Sul e a região continental. O material ficará retido no cartório eleitoral pelo menos até o segundo turno.
De acordo com a Lei Eleitoral, é permitida a propaganda por meio da colocação de cavaletes, bonecos e cartazes ao longo das vias públicas entre 6 horas e 22 horas, e desde que os materiais não atrapalhem o trânsito.
A vistoria de propagandas foi feita na última semana, na quinta-feira, sexta e sábado. Nos três dias, foram recolhidos 84 cavaletes. A ação continua nas próximas noites, até domingo.