O cartório eleitoral de Abelardo Luz realizou nesta terça-feira a conferência final para a eleição suplementar para prefeito e vice, que será no domingo, das 8h às 17h. São 42 urnas para cada uma das seções, em 21 locais de votação, mais 10 reservas. Estão aptos para votar 13,3 mil eleitores. Quatro chapas foram inscritas.
Continua depois da publicidade
A coligação “Acelera Abelardo Luz” (PSDB/PP/PRP/REDE/PSD/DEM/PSB/PTC) terá Vilmar Cavassini (PSDB) e Jorge Piccinin (PP) como candidatos a prefeito e vice. A coligação “Respeitando a Vontade do Povo! É 15 de Novo” (PMDB/PTB/PDT/PSC/PPS) tem como candidatos Celso Santin e Fabrício Stefani, ambos do PMDB. O PSOL também vai de chapa pura, com Altair Lavratti e Gilmar Fidelis e Melo. A coligação “Unidos pelo Povo” (PRB/PCdoB/PT) tem dois vereadores na chapa, Vilmar Baumgratz e Tiago Kosinski.
Uma nova eleição foi marcada porque a chapa vencedora no pleito de outubro do ano passado, com Nerci Santin para prefeito e Cleomar Finger para vice, ambos do PMDB, tiveram seu registro impugnado por uma condenação de resistência qualificada de Santin, proferida em 2010.Ele teria discutido com um policial que aprendeu um caminhão de sua propriedade quando era prefeito, em 2001.
O juiz de Abelardo Luz enquadrou o candidato na Lei de Ficha Limpa. A defesa conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional Eleitoral antes da eleição. Depois o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu o registro.
O presidente da Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, Lucas Sernajoto (PMDB), assumiu interinamente o cargo de prefeito do município em janeiro. Santin conseguiu uma limiar para assumir o cargo mas posteriormente foi afastado definitivamente por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. O chefe do cartório eleitoral de Abelardo Luz, Adalberto Bledon, disse que a eleição está transcorrendo dentro da normalidade ate o momento. Inicialmente, um dos registros de candidatura, do PSOL, havia sido indeferido por falta de documentação, o que posteriormente foi resolvido e deferido.
Continua depois da publicidade
— Os quatro candidatos estão aptos e até o momento não temos nenhum registro de ocorrência — disse Bledon.
A campanha no rádio encerra na quinta-feira. Inclusive há um debate para o dia dia promovido pela Rádio Rainha das Quedas a partir das 9h. Também é o último dia para comícios. Já outras ações como distribuição de material de campanha, passeata ou carreata podem ser feitas até as 22h de sábado.
Na quinta-feira também devem chegar mais quatro funcionários do Tribunal Regional Eleitoral, de Florianópolis, para auxiliar no pleito. O chefe do cartório local estima que são mais de 200 colaboradores entre mesários e auxiliares.
A expectativa é de que a apuração seja concluída até às 19h30min. O fato de que 17 dos 21 locais de votação são no interior causa uma demora um pouco maior na apuração. Uma das comunidades, Indianópolis, fica a 60 quilômetros do cartório eleitoral, onde será feira a apuração.
Continua depois da publicidade