O Tribunal Regional Eleitoral confirmou para 7 de outubro o julgamento do recurso contra a cassação dos mandatos dos vereadores de Blumenau Fábio Fiedler (PSD), Célio Dias (PR), Robinsom Soares (PSD), e dos suplentes Almir Vieira (PSD) e Braz Roncáglio (PR). A previsão da assessoria é que a pauta dessa sessão seja publicada no site do órgão nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Os cinco tiveram os mandatos cassados em primeira instância, dia 31 janeiro deste ano, em ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral. Enquanto aguardam análise do recurso, permanecem nos cargos.
A denúncia tem origem em quatro meses de interceptações telefônicas feitas com autorização da Justiça pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O material faz parte da investigação que origem à Operação Tapete Negro, deflagrada em dezembro de 2012.
Na sessão de análise do recurso, o juiz relator Marcelo Ramos Peregrino Ferreira lê um resumo do processo e apresenta o voto. Em seguida, os demais juízes anunciam se acompanham ou não a decisão.
Não há garantia, porém, de que o julgamento seja encerrado nesse dia. Há possibilidade de que, durante a reunião, um dos juízes peça mais prazo para analisar o processo. Dessa forma, a votação é adiada e o juiz tem duas sessões para enviar o caso à pauta novamente.
Continua depois da publicidade
Após esse julgamento, cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).