O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirmou na sessão desta terça-feira o deferimento da candidatura de Clésio Salvaro (PSDB) à prefeitura de Criciúma. Com a decisão, o ex-prefeito tem seu nome garantido nas urnas da eleição de domingo. Ele concorre contra o atual prefeito Márcio Búrigo (PP), que moveu o recurso contra Salvaro, e Fábio Brezola (PT). Há duas semanas, o deputado estadual Cleiton Salvaro (PSB), primo de Clésio, desistiu da candidatura.
Continua depois da publicidade
Rejeitada impugnação da candidatura de Clésio Salvaro
A decisão do TRE-SC desta terça-feira corrobora o que já havia sido decidido pela juíza eleitoral Ana Lia Lisboa Carneiro, da primeira instância. No começo de setembro, ela rejeitou o pedido de impugnação movido por um vereador do Partido Progressista (PP)
MP emite parecer favorável à inelegibilidade de Clésio Salvaro
Continua depois da publicidade
Após o deferimento pela primeira instância, a coligação Por Criciúma, de Búrigo, entrou com recurso alegando que Salvaro estaria inapto a concorrer por três causas de inelegibilidade: infraconstitucional, constitucional e por falta de incompatibilização do cargo de sócio de emissora de rádio.
A argumentação encontrou eco na Procuradoria Regional Eleitoral, que elaborou um parecer pedindo a impugnação da candidatura. Os desembargadores do TRE, no entanto, entenderam de forma contrária, liberando a candidatura.
Nesta terça-feira, os advogados de Búrigo basearam sua argumentação no fato de que Clésio assumiu provisoriamente a prefeitura por pouco mais de um mês no começo de 2015 em função de uma decisão do STF e, portanto, iria para um terceiro mandato. Os argumentos, no entanto, não foram aceitos.
Continua depois da publicidade
Ainda cabe ao recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, porém o resultado da ação só seria conhecido depois das eleições.