Depois da sustentação oral feita pelos advogados das partes, o relator do processo, juiz Marcelo Peregrino, passou a ler seu voto sobre o processo que envolve as eleições municipais de Palhoça.

Continua depois da publicidade

O julgamento sobre o caso começou no final da tarde desta segunda-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), em Florianópolis. Há a expectativa de que uma sentença sobre o caso, definindo quem será o novo prefeito, saia ainda nesta tarde.

O julgamento, conforme salientou o relator, envolverá só o cargo majoritário, e não terá efeito sobre as vagas dos vereadores tucanos eleitos na campanha do ano passado. Na sua primeira decisão sobre o processo, Peregrino se posicionou contra a posse de Ivon de Souza (PSDB), candidato mais votado na eleição passada.

No dia 4 de abril, o TSE anulou as decisões anteriores sobre o processo emitidas pelo tribunal catarinense e determinou novo julgamento. Um recurso tinha levado o processo para a instância federal, mas o tribunal definiu que o TRE deveria votar novamente o assunto.

Continua depois da publicidade

O município de Palhoça está com prefeito interino desde janeiro deste ano, quando assumiu o cargo o presidente da Câmara de Vereadores, Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta.