O Departamento de Transportes e Terminais do Estado (Deter) informa que, por ser um projeto experimental, não seria preciso fazer licitação e audiência pública para implementar o novo modal. A empresa B&B Barcos, que faz a travessia do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, seria a responsável por construir os trapiches e disponibilizar as embarcações. Segundo Raul Machado, proprietário da empresa, o valor da passagem seria em torno de R$ 7,50.
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– O preço da travessia pela Grande Florianópolis dependeria do tipo de embarcação que colocaríamos para operar. Temos três tipos: que podem transportar 77, 120 ou 170 pessoas – afirmou Raul Machado.
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Com previsão de investimento inicial de aproximadamente R$ 15 milhões para montar a infraestrutura dos trapiches, Raul calcula que poderia recuperar apenas parte da verba em dois anos. Por isso, espera que a licitação seja realizada em seguida ao período experimental.
– Se fizerem a licitação, será para a gestão do transporte por pelo menos 10 anos, então seria mais interessante para qualquer empresa que pretende investir.
Para começar a operar, o projeto contaria com sete trapiches, sendo um em cada município e quatro em Palhoça. Além da construção da infraestrutura, seria preciso realizar a dragagem de algumas áreas.
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