Neste fim de semana, os pedalinhos saem de cena e o lago do Parque Malwee será invadido pelos nadadores. A 1ª Travessia Ligia Braun ocorrerá no domingo e levará para o principal ponto turístico da cidade competidores que irão disputar em duas categorias: 750 e 1.500 metros. O evento, realizado pela Associação Desportiva Triatlética Jaraguaense (Atrijar), é o primeiro na cidade de natação em águas abertas e dá o passo inaugural para quem quer investir em travessias.
Continua depois da publicidade
:: Confira mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::
Presidente da Atrijar, Jonathan Mandalho conta que 70 atletas já estão inscritos para a competição. Surpresa foi a origem das inscrições: além das cidades do Vale do Itapocu, Blumenau, Joinville e até Florianópolis figuram na lista. Quem deseja enfrentar o desafio ainda pode se inscrever. Até hoje o valor é R$ 30 e o processo pode ser feito pelo site www.focoradical.com.br. No dia do evento, o preço sobe para R$ 50.
Mandalho explica que a competição surgiu de pedidos dos próprios atletas, que sentiam falta de um evento específico para a natação. Além disso, a Associação quis explorar ao máximo a beleza e boa estrutura do Parque Malwee, que tem todos os itens necessários ao evento. Propor uma travessia ainda leva a um próximo passo: incentivar a entrada dos atletas no triathlon, mostrando uma das mais exigentes etapas desse tipo de competição.
Continua depois da publicidade
Para quem está acostumado às águas claras das piscinas, Jonathan já dá o aviso: turvo, o lago tem pouca visibilidade, sendo um desafio extra aos nadadores. Além disso, a água torna-se mais pesada que a de piscinas, exigindo mais força dos atletas. Treinamento, resistência e bom condicionamento físico são atributos indispensáveis aos atletas.
Como evento de estreia que visa o incentivo, a Atrijar ainda pensou em uma opção extra. Na Travessia Ligia Braun, os pequenos também têm espaço e podem competir, nas modalidades de 100 e 200 metros. Um espaço será reservado para os nadadores mirins, que poderão mostrar na água do lago os aprendizados da piscina. Para eles, a inscrição é gratuita.
Homenageada de volta às águas
O nome do evento criado pela Atrijar é uma homenagem a uma das nadadoras de maior destaque de Jaraguá do Sul. Ligia Braun, 51, carrega até hoje títulos e recordes, além de índices que ainda não foram batidos. Foi ela que recebeu, em uma única edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de prata, e quatro recordes individuais, número que ainda não foi superado por nenhum atleta da natação do evento estadual. Ela, que começou a trajetória de nadadora aos 11 anos, competiu de 1977 a 1980.
Professora de educação física, Ligia é hoje diretora da Escola Renato Pradi. O convite para ceder seu nome ao evento foi recebido com gratidão e serviu de impulso. Há quatro anos longe das piscinas, Ligia conta que sentiu o desejo de retornar aos treinos.
Continua depois da publicidade
– Isso me incentivou a retomar uma parte da minha vida que foi muito importante e que havia ficado de lado – sorri ela.
O quê: Travessia Ligia Braun.
Quando: domingo, dia 22.
Horário: concentração a partir das 7 horas e largada das baterias a partir das 8 horas.