Os agricultores de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, amanheceram em festa nesta quinta-feira. Preparados para a abertura da 23ª Festa da Cebola, pelo menos 500 deles levantaram cedo da cama para preparar e dirigir seus tratores até o Centro da cidade, onde o tradicional desfile de tratores — batizado de tratoraço — encantou os moradores que se aglomeram nas calçadas. Os veículos formaram uma fila de nove quilômetros entre o ponto de partida, no Centro, até o Parque Cerro Negro, na SC-350, onde a festa é celebrada. A atração durou cerca de duas horas e meia.

Continua depois da publicidade

O que faz de Santa Catarina a terra da cebola

— Os agricultores foram aplaudidos durante o desfile. Foi um evento tranquilo e não registramos nenhum incidente ou manifestação negativa — afirma Marcelo Clasen, coordenador do setor agronômico do evento.

Durante os quatro dias da festa — o evento começou nesta quinta-feira e termina domingo — a organização espera receber cerca de 100 mil visitantes. Este ano, a festa, além de promover o cultivo da cebola, vai empregar cerca de 11 mil famílias da região. Clasen adianta que já foram vendidos aproximadamente 16 mil passaportes, como são chamados os ingressos que dão ao visitante o direito de acompanhar todos os shows da festa.

Continua depois da publicidade

Entre as atrações deste ano estão os show nacionais com com o sertanejo Lucas Lucco, Léo Lima, Zezé di Camargo e Luciano, Banda Malta, Velhas Virgens, Fernando e Sorocaba. A programação completa pode ser acessada no site festadacebola.com.br/programacao. O valor dos ingressos, que podem ser adquiridos no comércio da cidade ou no local da festa, variam. Para sexta-feira, sábado e domingo, vai custar R$ 60, mas quem entrar antes das 11h paga meia-entrada.