A dengue é uma doença infecciosa febril que pode evoluir para formas graves e até levar à morte. O tratamento para os fortes sintomas que os pacientes podem desenvolver depende do quadro de saúde de cada um. As orientações universais para todas as pessoas com suspeita da doença são buscar por atendimento médico e manter a hidratação do corpo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com João Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), não há um remédio antiviral específico para curar a dengue. O procedimento é realizar tratamentos sintomáticos a partir do desconforto do paciente e seguir as orientações das equipes de saúde após atendimento médico.
— Os medicamentos são sintomáticos e vão apenas curar os sintomas, como febre, náuseas e dor no corpo, e não a infecção em si — explica o especialista.
Dengue: conheça os sintomas da doença perigosa
Continua depois da publicidade
A automedicação é contraindicada em casos de dengue e o diretor da Dive alerta para os perigos de ministrar medicamentos sem consultar com uma equipe de saúde, já que tomar o remédio errado pode agravar a doença.
— As pessoas não sabem quais medicamentos podem realmente ajudar no tratamento. A automedicação pode levar a doença a evoluir negativamente — adverte Fuck.
Para o tratamento ser feito de forma adequada, a pessoa com suspeita de dengue precisa buscar atendimento médico no sistema básico de atendimento, como um centro de saúde. Assim, poderá receber as recomendações de medicamentos, hidratação e repouso.
Governo de SC anuncia “comitê de crise” e libera R$ 10 milhões para combate à dengue
Hidratação como tratamento da dengue
O especialista destaca que a hidratação é uma das partes mais importantes no tratamento da dengue. O comportamento da doença no corpo humano causa a perda de líquido, que por sua vez pode levar à hemorragia ou formas mais graves da dengue.
Continua depois da publicidade
— Beber muita água durante o tratamento ajuda a compensar essa perda de líquido e faz muita diferença na melhora do quadro.
Ainda conforme o diretor da Dive, a quantidade de ingestão de líquido depende do peso da pessoa. Por isso, ir ao médico também serve para o paciente descobrir quanto precisa tomar de água por dia quando está doente. Fuck exemplifica que uma pessoa com 60 quilos precisa tomar entorno de 3,5 litros de água para repor a perda de líquido.
Exames para casos graves
Em casos de risco, como de pacientes idosos, crianças ou quando a pessoa apresenta sinais mais graves da dengue, os profissionais de saúde podem solicitar exames para entender o quadro da doença. Segundo o especialista, o paciente pode precisar de monitoramento ou encaminhamento para um leito de observação dependendo do resultado.
Leia também
Entenda por que cidade da Grande Florianópolis tem metade dos casos de dengue de SC
SC tem “boom” de casos de dengue com crescimento de 335% em um ano