Até o final do mês, mais de 100 mil pessoas da região central começarão a ser notificadas pela Foz do Brasil para fazer a ligação das residências com a rede central de tratamento de esgoto.
Continua depois da publicidade
Moradores de 11 bairros terão 90 dias para ligar a tubulação de casa às das ruas por onde as obras passaram em 2012. Para o trabalho iniciar, depende somente da conclusão dos testes na Estação de Tratamento da Fortaleza e da Estação Elevatória da Praça do Estudante, responsável pelo bombeamento do esgoto das casas até a usina de tratamento.
As duas estações têm equipamentos testados há mais de um mês, antes dos tanques receberem os primeiros litros de esgoto a serem tratados na região central. A nova estação de tratamento terá capacidade de receber 156 litros por segundo de esgoto, até devolver a água tratada ao Rio Itajaí-Açu.
>>> Clique aqui e veja como é feito o tratamento de esgoto <<<
Continua depois da publicidade
Com a conclusão de mais de 130 quilômetros de novos tubos implantados em 2012, cerca de 40% da população urbana – aproximadamente 140 mil pessoas – terá esgoto tratado em 2013. Somado com a região Sul da cidade, que desde o início de 2012 se ligou à rede, é a área mais populosa da cidade e vai abranger parte de pelo menos 16 bairros, desde o Distrito do Garcia, Grande Velha e Itoupava Norte.
Diretor Operacional da Foz, Cleber Renato da Silva garante que no máximo até a primeira semana de fevereiro a nova estação estará apta para tratar o esgoto emitido pelas moradias da Fortaleza, Tribess, Vila Nova, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Victor Konder, Escola Agrícola, Nova Esperança, Boa Vista, Salto e Grande Velha.
Cobranças começam somente após três meses
Equipes identificadas passarão em cada residência para explicar aos moradores como deve ser feita a ligação da rede domiciliar com a conexão da rede da Foz, implantada próximo à calçada. São três meses de prazo concedido para aderir ao sistema.
Continua depois da publicidade