A primeira fábrica de automóveis da BMW no Brasil iniciou a produção nesta terça-feira, às margens da BR-101, no município de Araquari, litoral Norte de Santa Catarina. O empreendimento vai gerar 800 empregos diretos até final de 2014. Em plena operação, chegará a 1,3 mil funcionários.
Continua depois da publicidade
Muitos trabalhadores não moram na cidade, são oriundos de outros municípios da região, como Joinville. Como não há integração no serviço de transporte de Araquari com demais cidades, os funcionários dependem do serviço fornecido pela empresa. A comunidade mais próxima fica a 5 km da fábrica.
Tradicionais empresas da região, Transtusa e Gidion venceram a concorrência para fornecer o transporte. É a primeira vez que as duas formulam uma proposta conjunta, o que ocorreu devido à necessidade de unir esforços para atender às exigências da montadora alemã.
Para dar conta do recado, as empresas tiveram que contrair financiamento para aquisição de 10 ônibus que vão realizar exclusivamente o transporte dos funcionários da fábrica. Estes veículos só devem começar a rodar a partir da inauguração oficial, marcada para 9 de outubro. Por enquanto, o serviço é realizado por meio de micro-ônibus.
>> Leia mais notícias de economia
Continua depois da publicidade
As instalações medem 500 mil m² e custaram 200 milhões de euros (cerca de R$ 528 milhões), o maior investimento da montadora no Brasil. A outra unidade produz motocicletas em Manaus (AM).
Nos primeiros 12 meses, a BMW de Araquari vai produzir 20 mil automóveis. Após esse período, a montadora alcançará a capacidade máxima de 32 mil veículos por ano.
Os veículos do modelo Série 3 serão os primeiros produzidos em Araquari. Outros quatro modelos – Série 1, x1, x3 e Countryman, este último da marca Mini – serão fabricados progressivamente, num intervalo de três a quatro meses cada.