As polícias Civil e Militar registraram, até o momento, 35 ocorrências eleitorais durante o segundo turno neste domingo (30), em Santa Catarina. Entre as ocorrências estão boca de urna, compra de voto e eleitor tentando votar mais de uma vez.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Polícia Militar (PM) atendeu 27 ocorrências a partir de denúncias pelo Estado, segundo o boletim emitido pela corporação às 17h, horário em que a votação foi finalizada e a totalização dos votos foi iniciada.
À CBN Floripa, o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, Marcelo Pontes, disse que avalia positivamente o cenário do segundo turno.
AO VIVO: acompanhe o dia de votação no 2º turno das Eleições 2022
Pais emocionam ao votar com bebê de 7 dias em Joinville: “Pelo futuro dele”
Continua depois da publicidade
— Número baixo de ocorrências, votação realizada com tranquilidade — analisa.
Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo em Itajaí, de acordo com a PM. O eleitor estava com uma arma em um bar e foi conduzido pela guarnição para a Central de Plantão Policial para realização do flagrante.
O crime eleitoral com maior número de ocorrências registradas em Santa Catarina pela PM foi boca de urna. Foram nove denúncias, sendo três em Jaraguá do Sul, duas em Joinville e uma em Criciúma, Papanduva, Balneário Camboriú e São José.
Sete ocorrências de propaganda política, conduta ilegal do dia das eleições, também foram alvo de procedimentos dos policiais militares. Os casos aconteceram em Caçador, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Santa Rosa do Sul, Itapema e Rio do Sul.
A promoção de desordem para prejudicar a votação e o trabalho eleitora aconteceu em cinco cidades de SC. São elas: Chapecó, Joinville, Lages, São José e Balneário Barra do Sul.
Continua depois da publicidade
Duas tentativas de fornecer alimento e transporte coletivo para eleitores foram encontradas pela PM em Campo Erê.
Um eleitor tentou votar mais de uma vez em Joinville. Um caso de compra de voto foi identificado em Itapema. No município de Caçador, uma ocorrência relacionada a impedir ou embaraçar o exercício do voto foi registrada. Já uma tentativa de violar o sigilo do voto aconteceu em Joinville.
Já na Polícia Civil, segundo o delegado Aldo Pinheiro D’Ávila, foram recebidas oito ocorrências.
— Bem menor que no primeiro turno. Extremamente tranquilo — afirma.
Hilton Zeferino, subcomandante-geral dos bombeiros, também ressaltou movimentações normais. Conforme ele, as ocorrências estão dentro da normalidade para um domingo.
Continua depois da publicidade
Leia também
AO VIVO: acompanhe a apuração em tempo real do 2º turno das Eleições 2022
Moraes diz que operações da PRF não causaram nenhum prejuízo às Eleições 2022
Diretor-geral da PRF, personagem polêmico deste domingo de eleição, fez carreira em SC