A Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense, fica cheia não só devido à praia: é ali também a ciclovia favorita de moradores e turistas. A pista é compartilhada e não é raro ver também patinetes elétricos, pessoas de patins, ou atém mesmo de triciclos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp
Reuel Cezar é vendedor em uma loja especializada em aluguel deste tipo de veículo: de bicicletas comuns a patinetes elétricos e triciclos tamanho família. Ele afirma que, no verão, o aluguel dos elétricos aumenta, mas cada um deles só pode ser usado de duas a três vezes no dia.
Estes patinetes só andam a, no máximo, 20 quilômetros por hora, o permitido na ciclofaixa. Para andar, custa R$ 60 a hora, e a loja indica também os equipamentos de proteção. É possível alugar também as bicicletas comuns, com cestinha, por R$ 20 a hora.
Segurança em primeiro lugar
Ana Jung, moradora de Balneário Camboriú, é ciclista há cerca de 4 anos. Ela normalmente vai para o interior pedalar, mas usa a ciclovia nos passeios mais tranquilos, “de domingo”. Mesmo nestes dias, ela afirma que não deixa a segurança de lado.
Continua depois da publicidade
— Quando saio para pedalar, indispensável é uma roupa adequada de ciclismo, para não ter problemas, não ter lesão; luva, capacete, óculos de proteção, à noite, e óculos de sol também. Agora no verão, manguito e protetor solar sempre — afirma.
Regras de circulação
Patinetes
Segundo a prefeitura, só se pode conduzir patinetes nas ciclovias ou ciclofaixas, e com uso de capacete. Na Atlântica, o uso é proibido entre 8h e 12h de finais de semana e feriados. É proibido andar nas calçadas com o patinete.
Bicicletas elétricas
Para poderem circular, elas precisam ter espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.
Continua depois da publicidade
Ciclomotores
Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,2 metro. É proibido a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não é permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas.
Leia mais
Praias agrestes de Balneário Camboriú são paraísos escondidos na badalada Dubai brasileira
Balneário Camboriú: como a praia mais famosa de SC se transforma nos dias de chuva
Quanto custa passar um dia na praia mais famosa de SC, em Balneário Camboriú