O sistema de transporte por aplicativo para servidores do governo do Estado começou a ser utilizado nesta quinta-feira (6), em fase de testes.

Continua depois da publicidade

O serviço, chamado de Govcar, vai permitir que servidores que fazem atividades administrativas externas na Grande Florianópolis se desloquem com um serviço de transporte individual via aplicativo, e não mais com veículos da frota da gestão estadual.

Nesse primeiro período, o serviço vai ser usado por servidores da Secretaria de Estado da Administração, mas depois deve ser estendido aos profissionais das outras pastas. Nessa primeira fase será definido quais servidores poderão usar o serviço.

O governo defende que a solução é mais econômico e transparente aos cidadãos e órgãos de controle, por registrar os trajetos feitos e ter rastreamento em tempo real.

– Somente em economia com manutenção veicular e combustível, estamos prevendo R$ 5 milhões nos primeiros 12 meses. Isso sem contabilizar a economia real e gradativa do Estado com aluguel de frota e reposição de veículos – projeta o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Continua depois da publicidade

Os deslocamentos precisam ser agendados e aprovados pelos gestores das secretarias. O uso de motoristas e veículos da frota do governo do Estado deve ser direcionado para viagens a cidades que não vão contar com o serviço de transporte por aplicativo.

O serviço vai ser adotado para deslocamentos administrativos – as frotas operacionais das secretarias e as indenizações de deslocamentos pagas a determinadas categorias de servidores estão mantidas.

O aplicativo Garupa foi o vencedor da licitação. Servidores podem ter mais detalhes sobre o agendamento dos deslocamentos no site www.sea.sc.gov.br/govcar.