O transporte coletivo de Blumenau amanheceu paralisado na manhã desta segunda-feira. A categoria exige que as medidas de segurança sejam implantadas na cidade, mesmo após o Seterb ter anunciado um pacote de medidas na última semana. Ainda não há prazo para a normalização de serviço e a categoria solicita uma reunião com o Seterb para discutir sobre o assunto.
Continua depois da publicidade
Veja também
::: Seterb pede ao Ministério Público que transporte seja reestabelecido
::: Servidores do transporte coletivo ameaçam paralisar atividades
::: Seterb e servidores do transporte público mantêm negociações sobre segurança
Continua depois da publicidade
Confira os pontos de congestionamento na cidade:
De acordo com o assessor do Sindetranscol, Ricardo Freitas, a categoria não faz nenhuma exigência imediata e o assunto já estaria sendo debatido há três anos com o Seterb e Consórcio Siga. Cerca de 1,3 mil trabalhadores estão paralisados desde as 3h30min.
– Só retornaremos ao trabalho com garantia concreta de segurança nos terminais e estações de pré-embarque- disse o assessor.
Segundo o presidente do sindicato, Ari Germer, novos registros de violência na semana passada foram importantes para a decisão dos servidores. De acordo com Germer, na quinta-feira à tarde uma briga envolvendo diversas pessoas aconteceu no Terminal do Aterro, e na sexta-feira uma cobradora foi agredida dentro de um ônibus.
Todos os corredores de ônibus estão liberados para o trânsito de veículos em Blumenau até o fim da paralisação e diversas regiões enfrentam congestionamentos na cidade. O único corredor que não está liberado é o da Rua Dois de Setembro, onde funciona no sentido contrário ao dos veículos. Os veículos que forem flagrados utilizando esse corredor poderão ser multados pelos agentes de trânsito.
Continua depois da publicidade
Confira informações atualizadas no Twitter do Santa:
O Seterb emitiu uma nota oficial. Confira na íntegra:
O Seterb informa que todas as medidas apresentadas na última terça-feira, dia 17, para melhorar a segurança nos terminais urbanos de Blumenau estão em andamento. As ações, como, por exemplo, a instalação de bilheterias nos terminais Aterro, Fonte e Fortaleza, a instalação de uma central de monitoramento, revisão na iluminação dos terminais e contratação de vigilante para o Terminal Aterro já foram iniciadas e devem ser concluídas o mais breve possível.
As bilheterias com porteiro serão instaladas pelo Consórcio Siga em até 30 dias, contados a partir do dia 17, na outra extremidade dos terminais Aterro, Fonte e Fortaleza. Nos terminais Aterro e Fonte elas serão em forma de container e também terão banheiros. No Terminal Fortaleza será reativada a bilheteria já construída.
Uma central de monitoramento também será implantada na sede do Consórcio Siga. Uma pessoa fará o monitoramento e diante de alguma demanda irá entrar em contato com a Polícia Militar. Esta medida entra em funcionamento até o final do mês.
Continua depois da publicidade
Todos os seis terminais urbanos estão passando por uma revisão na iluminação. Na última sexta-feira, dia 20, o Terminal Aterro recebeu melhorias na iluminação do estacionamento e das entradas e saídas dos ônibus. Até o final desta semana, o Terminal Fonte também ganhará reforço na iluminação. Medida que também será estendida para os demais terminais.
A partir desta quarta-feira, dia 25, um vigilante não armado começa a trabalhar no Terminal Aterro. Esta contratação do Consórcio Siga ainda está em fase piloto e, se durante o período de testes o resultado for positivo, a ação poderá ser ampliada para os demais terminais do município.
Para reforçar a segurança nos terminais, a Guarda de Trânsito está realizando rondas nos terminais. A presença dos agentes de trânsito nestes locais serve para impor respeito e inibir possíveis atitudes de vândalos.
O Seterb informa ainda que nesta segunda-feira, dia 23, a Guarda de Trânsito seguirá atuante nos pontos críticos da cidade para fazer fluir de veículos e evitar possíveis congestionamentos devido à paralisação do transporte coletivo.
Continua depois da publicidade
Todas as ações para melhoria de segurança nos terminais são de responsabilidade do Consórcio Siga, porém o Seterb está acompanhando de perto as ações e implementações destas melhorias.
Por fim, a municipalidade lamenta a paralisação do transporte coletivo que prejudica o usuário, o trabalhador blumenauense e, por consequência, toda a comunidade. O Seterb reitera a solicitação de bom senso ao sindicato para que não haja mais prejuízos à sociedade, visto que as ações para melhoria da segurança estão em andamento e muito em breve estarão todas em operação.
Seterb
Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau