Há 246 anos, uma quinta-feira na antiga Desterro, realizava-se a primeira procissão com a imagem do Senhor dos Passos. Da participação de poucas pessoas, no princípio, o evento tornou-se a primeira e maior manifestação religiosa de Santa Catarina. Em meio aos milhares de fiéis seguem o caminho da “Via Crucis”, muita gente de idade avançada e com necessidades especiais também sai no meio do cortejo. Para estes, que não conseguem mais seguir a imagem com seus próprios passos, a transmissão das missas pela internet é uma nova maneira de manter acesas a fé e a tradição.

Continua depois da publicidade

Mário Cesar Moraes, 80 anos, pertence à Irmandade do Senhor dos Passos há 10 anos. Apesar da fé inabalável e da importante função de secretário Geral, que ele ocupa na congregação, lamenta que as limitações físicas já o impeçam de acompanhar a procissão.

– Algumas vezes, segui parte do contorno pela praça XV, mas tive que parar no meio do caminho – conta, lembrando o que aconteceu no ano passado.

Mário, então, ficou ouvindo a transmissão ao vivo pelo rádio.

Continua depois da publicidade

Na procissão, que leva as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, é possível observar pessoas idosas, em cadeiras de roda e até de muletas, acompanhando a multidão, mesmo que só em parte do trajeto. A devoção justifica tudo.

– Muitos insistem em acompanhar a procissão, mesmo com dificuldades. Mas agora, com a internet, vão poder estar presentes nas missas, de qualquer lugar. É um benefício na divulgação da nossa fé – diz Mário, que vai estar no Hospital de Caridade, com os olhos na tela do computador, no dia da procissão.

A fé em tempo real

Com a transmissão das missas pela internet, qualquer pessoa pode acompanhar ao vivo os principais momentos das celebrações, dentro da Catedral. A iniciativa, pioneira entre as paróquias de Florianópolis, começou no ano passado, quando cerca de 30 pessoas seguiram a transmissão. A ideia surgiu entre os jornalistas que trabalham na Catedral de Florianópolis. Jaércio Bento, 24 anos, Gabriela Bez, 27 e o técnico de informática Alexandre Verdin, se dividem nas tarefas.

Continua depois da publicidade

À espera dos internautas

Neste ano, segundo Jaércio, a expectativa de internautas conectados é bem maior. Com a divulgação da ideia nas redes sociais, o jornalista conta, que cada vez mais jovens estão interagindo pela internet.

– Eles fazem perguntas sobre horários das missas e pedem informações. Estamos em todos os meios. o que têm aumentado nossa interação – conta Jaércio.

Como funciona

Para colocar a ideia em prática, foi comprada uma câmera que grava em 360º, ou seja, tudo o que acontece em volta. E até as câmeras do sistema de segurança da Catedral ajudam na transmissão das imagens, em tempo real. Com um programa de computador, os técnicos operam o sistema para que a transmissão aconteça, ao vivo e por vários ângulos.

Continua depois da publicidade

Siga a missa online

Site: www.catedralflorianopolis.com

Twitter: @floripacatedral

Facebook: catedralflorianopolis

A imagem

Ponto alto

De acordo com a tradição, é na noite de sábado que ocorre o ponto alto da procissão, quando fiéis acompanham a transladação das imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, em meio a tochas e velas. O trajeto, que representa a Via Sacra é acompanhado pelo público.

Calvário

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz, amparada no ombro. Do rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos.

Engano

De acordo com a história, a imagem veio à Santa Catarina por engano. Destinada a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, parou na Ilha de Santa Catarina, antiga Desterro. Acredita-se que foram motivos divinos que a trouxeram para cá. Após várias tentativas frustradas de seguir viagem com a imagem, a tripulação desistiu do trajeto. O capitão da embarcação, com medo de ser castigado com alguma desgraça, pediu ao governador autorização para deixar a estátua ali.

Continua depois da publicidade

Programação

Sexta-feira

::: 7h30min – Missa e penitência

::: 19h – Missa e bênção do Santíssimo Sacramento

::: Local – Capela Menino Deus do Imperial Hospital de Caridade (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Sábado

::: 7h30min – Missa e Procissão do Carregador, na Capela Menino Deus

::: 17h – Missa em Honra do Senhor Jesus dos Passos, na Capela Menino Deus

::: 20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

::: 21h30min – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

Continua depois da publicidade

Domingo

::: 9h30min – Missa na Catedral Metropolitana

::: 16h – Procissão de encontro do Senhor Jesus dos Passos com a imagem de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Florianópolis

Ônibus extras

::: Sábado pela manhã e à noite, durante os preparativos e a realização da procissão.

::: Domingo à tarde, quando a procissão reúne o maior número de fiéis.