O trânsito da zona Sul de Joinville deve passar por mudanças nos próximos dias, após o fim das obras de requalificação de algumas ruas do bairro Guanabara. As melhorias estão em andamento e devem ser finalizadas até a primeira quinzena de março, seguidas pelas alterações viárias.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, as mudanças no trânsito foram discutidas com a comunidade. Após a apresentação do projeto aos moradores, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) fez adequações no projeto de acordo com as sugestões apresentadas, respeitando as considerações técnicas. 

Uma das alterações é a retirada do corredor de ônibus localizado na rua Santo Agostinho. Com isso, os coletivos das linhas 601 e 140 precisarão passar pelas ruas Graciosa, Nacar e Guanabara para chegar ao terminal do Guanabara.

Depois da finalização das ações de requalificação asfáltica na região, o Detrans vai fazer a pintura e novas sinalizações. A partir de então, serão implantadas as mudanças em etapas. A prefeitura vai comunicar a população quando elas entrarem em vigor e os agentes de trânsito estarão na região para prestar apoio e orientar os motoristas. 

Continua depois da publicidade

O município informou que as alterações integram o projeto de melhoria da mobilidade urbana na Zona Sul da cidade, que será beneficiada também com outras obras, como a construção das pontes.

Veja as principais mudanças no trânsito:

Semáforo entre ruas Guanabara e Santo Agostinho

No entroncamento entre as ruas Guanabara e Santo Agostinho haverá mudança no semáforo. O equipamento ficará sempre aberto, garantindo que os motoristas que desejam entrar na rua Santo Agostinho tenham acesso contínuo. Ele será fechado quando o botão para a travessia de pedestres for acionado. 

– Com essa alteração, vamos melhorar o fluxo de veículos para quem vem da rua Fátima e do bairro Adhemar Garcia. Principalmente no horário da manhã, o fluxo é muito intenso e com o semáforo em quatro tempos acaba gerando congestionamentos – explica Guilherme Belegante, gerente de operações do Detrans.

Segundo ele, apenas para a passagem do ônibus e acesso de uma rua ao lado da Teresópolis, são 22 segundos de interrupção no fluxo da rua Guanabara, o que influencia diretamente no tempo de deslocamento.

Continua depois da publicidade

Retirada do corredor de ônibus

Na rua Santo Agostinho, o corredor de ônibus no contrafluxo deixa de existir. Serão três pistas no sentido do bairro para a rotatória e a ciclovia. A pista da direita com fluxo livre para quem vai acessar a rua Graciliano Ramos em direção ao bairro Boa Vista.

A pista do meio também com possibilidade de acesso a Graciliano Ramos e a ponte Mauro Moura, porém, com preferência para quem já estiver na rotatória. E a pista da esquerda, com acesso livre para entrar na Graciosa em direção a Monsenhor Gercino, sem a necessidade de acessar a rotatória.

– Outra mudança bastante solicitada pela comunidade era que os motoristas que passam pela ponte Mauro Moura e estão na pista da direita pudessem ter acesso livre à rua Graciosa. E esta alteração também será providenciada assim que as obras forem concluídas – garante Belegante.

Sentido único na rua Araguaia 

A rua Araguaia também será sentido único da Graciosa em direção à Japurá. Segundo Belegante, no entroncamento da Graciosa com a Araguaia, além do fluxo intenso de motoristas, também há muitos pedestres e ciclistas que utilizam o espaço. Essa alteração oferecerá mais segurança para quem transita pelo local.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Operação em Joinville quer coibir série de furtos de cabos e fios de cobre

Ex-assessor de Pazuello indiciado em SC é investigado por dois estupros; entenda

Torcedores de Paysandu e Remo são agredidos em bar de Joinville; veja o vídeo

Forte temporal atinge Jaraguá do Sul, alaga ruas e deixa milhares de moradores sem luz