O trânsito no viaduto da Avenida Governador Ivo Silveira, sob a Via Expressa continental, foi parcialmente liberado na tarde desta terça-feira. A passagem estava bloqueada desde a madrugada em função de um alagamento, o que provocou grandes congestionamentos na Beira-Mar de São José e ruas próximas.

Continua depois da publicidade

O chefe de operações da Guarda Municipal, Ivan Couto, explica que o lixo acumulado, que prejudicou o escoamento, e a maré alta dificultaram a liberação da passagem de veículos. Em entrevista ao Direto da Redação, às 15h50, ele alertou que ainda havia uma lâmina de água sob a pista.

A retirada da água mobilizou equipes da Secretaria do Continente e da Casan. Cerca de 150 mil litros foram sugados em caminhões hidrojato.

A prefeitura de Florianópolis tem um projeto para melhorar o escoamento naquele local, revela o secretário do Continente, Edinho Lemos, e pretende abrir licitação em novembro:

– Temos uma depressão na pista, que se nivela ao nível do mar, e não proporciona o esgotamento. Temos ainda o problema sério com a quantidade de lixo encontrada. E junto ao viaduto, há várias árvores, e as raízes obstruem a própria tubulação. A prefeitura está com um projeto encaminhado à Caixa Econômica Federal de recuperação do asfalto, desde o Angeloni até a divisa com São José, e com uma drenagem especial, para resolver esse problema crônico. A ideia é colocar galerias aqui. A tubulação não dá vazão à quantidade de água.

Continua depois da publicidade

Se a abertura da licitação acontecer mesmo em novembro, a nova galeria será construída no ano que vem. Lemos destaca que esse é o terceiro alagamento nesse ponto em menos de dois anos.