A Polícia Rodoviária Federal espera duas situações diferentes no trânsito das BRs que cortam o Norte de Santa Catarina. O trânsito deve ficar lento a partir do fim da tarde de desta quinta-feira na BR-101, especialmente no sentindo Norte/Sul. Na BR-280, a previsão é de que o trânsito mais intenso fique mesmo para a sexta-feira à noite, a partir das 18 horas.

Continua depois da publicidade

Mais: Confira os pontos críticos da BR-101, da BR-280 e orientações para quem vai pegar a estrada neste fim de ano

Nesta quarta-feira, a BR-101 enfrentou dois momentos de congestionamentos. O primeiro pela manhã, após um acidente na região de Guaratuba, quando o trânsito ficou lento até a região de Garuva. O outro ocorreu no fim da tarde, principalmente entre Barra Velha e a região de Itajaí.

A expectativa é que o aumento do fluxo de veículos aumente entre 50% e 80% na região de abrangência da 3ª Delegacia da PRF. Só na BR-280, nos dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, a expectativa de aumento do volume de veículos é de aproximadamente 100%.

Continua depois da publicidade

Os gargalos de maior movimento ficam entre o km 0 e o 10 da BR-101, em Garuva, no km 40 da BR-101, em Joinville, devido ao fluxo de caminhões, e em todo o trecho entre Joinville e São Francisco, na BR-280.

Segundo o policial rodoviário Everson Feuser, a previsão é de que o trânsito fique lento desta quinta-feira, a partir das 18 horas, na BR-101.

– É mais complicado para quem trafegar de Joinville para a região de Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis -, disse.

Continua depois da publicidade

A recomendação da PRF é de que os motoristas peguem a estrada entre meia-noite e 7 horas, quando o tráfego cai mais de 50%.

A Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça, preparou uma operação especial de atendimento aos usuários. O trabalho intensificado continua até depois do Carnaval, dia 26 de fevereiro.