O Estado começou a pavimentar o trecho final da avenida Santos Dumont, visando liberar totalmente o trânsito do elevado construído na esquina com a rua Tuiuti, na zona Norte de Joinville. A previsão se mantém a mesma e a obra deve ser concluída até sexta-feira.
Continua depois da publicidade
O planejamento era da empresa fazer na segunda-feira a pavimentação do acesso ao Clube 31 de Julho (Sargentos) e o trecho da entrada do clube em direção ao Centro. Na terça-feira, será feito o restante do trecho no sentido ao Aeroporto de Joinville, que fará a ligação da duplicação com o elevado. Para não ser necessário fechar o trânsito, a equipe pavimenta uma pista, espera secar e depois a libera. Em seguida, o mesmo é feito no outro lado.
— O Departamento de Trânsito (Detrans) vai dar um auxílio para a gente não fechar totalmente. Estamos fazendo de tudo para não impactar no trânsito — explica Ivan Amaral, engenheiro responsável pela obra.
A previsão inicial era de ter interditado completamente a avenida até terça-feira, obrigando os motoristas a usarem as ruas Dorothovio do Nascimento e Tuiuti como desvio. A mudança de planos foi tomada para não provocar mais impactos no fluxo de veículos na região.
Durante esse processo, haverá sinalização com cones e a presença de agentes do Detrans no local. o objetivo é fazer toda a sinalização do trecho pavimentado durante a quarta-feira para liberar o trânsito do elevado até a sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Atualmente, estão liberadas as marginais nos dois sentidos e as duas pistas por cima do elevado que levam para o Aeroporto de Joinville. As duas pistas que vão no sentido Centro são as que deverão ser abertas a partir desta semana.
A data de inauguração de toda a obra de duplicação da Santos Dumont e do elevado ainda não foi oficializada, mas o governador Eduardo Pinho Moreira já tem uma pré-agenda marcada para o evento no próximo dia 10 em Joinville. No entanto, a data ainda pode sofrer alteração nos próximo dias.
Obras são finalizadas com atraso
A obra de duplicação da avenida começou em fevereiro de 2013 e era para ter sido finalizada em 2016. As datas não foram cumpridas e novos prazos foram anunciados ao longo do ano passado. O maior impasse foi para a desapropriação do terreno do Clube 31 de Julho, próximo a rua Tuiuti. A demora para conclusão nas negociações impactaram na entrega do projeto dentro do prazo.
Apesar de ser inaugurada em breve, a obra ainda terá como pendência a confecção das calçadas em 500 metros no trecho central do projeto. No final do ano passado, o engenheiro responsável pela obra já havia antecipado que a Águas de Joinville precisa passar tubulação no local, mas não conseguiria dentro do prazo porque a empresa contratada desistiu e seria necessário um novo processo licitatório.
Continua depois da publicidade
O Estado decidiu colocar brita para evitar a lama em dias de chuva e entregar a obra sem as calçadas. A Águas ficará responsável depois por confeccionar as calçadas, o que deve ocorrer na metade do ano.