Para reduzir o número de conflitos em cruzamentos e proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres, o trânsito de Campinas terá alterações a partir do dia 23 de janeiro. No total, 10 vias do bairro terão mudanças de sentido.

Continua depois da publicidade

Acompanhe as publicações do Trânsito 24h

As avenidas Governador Jorge Lacerda, Elizeu Di Bernardi, Marechal Castelo Branco, Irineu Bornhausen e as ruas 15 de novembro, Coronel Eleseu Guilherme, Dezenove de Março, Castro Alves, Vanderlei Júnior e Frei Hilário passarão a ter sentido único.

O engenheiro do Departamento de Trânsito de São José, Gilberto Bianchini de Souza, afirma que a equipe técnica já está trabalhando nas alterações de sinalização horizontal e vertical para que no dia 23 de janeiro o trânsito opere com o novo sentido.

Continua depois da publicidade

– Em seguida, iremos refazer as pinturas de algumas faixas de pedestre que estão desgastadas e das linhas de retenções – cita o engenheiro.

Leia mais notícias sobre o trânsito na Grande Florianópolis

– Essas alterações vão trazer mais coerência para o tráfego dentro do bairro Campinas. O sentido único em uma via traz diversos benefícios para o trânsito, entre eles estão a não necessidade de fazer conversão à esquerda, evitando acidentes e filas; o aumento da capacidade da via, novas vagas de estacionamento e a redução significativa de conflitos em cruzamentos – complementa.

De acordo com o Manual de Sinalização Semafórica, as vias que operam em sentido duplo em um cruzamento apresentam 29 pontos problemáticos, mas esse número é reduzido para 11 quando uma das vias tem sentido único. Já onde as duas vias têm sentido único, o número de pontos problemáticos cai para seis.

Continua depois da publicidade

Outra alteração prevista é a remoção de um dos semáforos próximo ao Supermercado Giassi. A retirada do equipamento entre a Rua Irmãos Vieira e a Avenida Irineu Bornhausen proporcionará mais dinâmica para o cruzamento, pois diminuirá o tempo de espera e evitará formação de filas.