O acesso ao novo aeroporto de Florianópolis e ao Sul da Ilha foi liberado às 14h08min deste sábado (28), mas com um pequeno desvio no bairro Carianos. Até segunda-feira (30), a passagem de veículos ocorre por baixo do elevado, no trevo da Ressacada. A previsão é liberar o elevado a partir da terça (1º), quando iniciam as operações de voo no novo terminal de passageiros.
Continua depois da publicidade
Novo aeroporto de Florianópolis: tudo que você precisa saber sobre o assunto
Foi uma viatura da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) que abriu caminho para os primeiros carros passarem pelo novo trajeto. Uma pequena fila chegou a se formar antes da liberação. Além de levar às novas instalações aeroportuárias, o percurso leve aos bairros Tapera e Rio Tavares e às praias mais ao Sul, como Campeche e Armação.
O comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Santa Catarina, Tenente-coronel Evaldo Hoffmann, afirma que a expectativa com o novo acesso é de melhora no acesso ao Sul da Ilha e que o grande teste deve ocorrer na segunda-feira. Este será o último dia de operação do terminal antigo do aeroporto e também terá a partida entre Avaí e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, que deve aumentar o fluxo de veículos em direção às Ressacada:
— É quando nós vamos estar avaliando, inclusive, a reversão da SC-405 — pontua o comandante, que diz ainda não haver previsão de quantos veículos devem passar pelo novo acesso.
Continua depois da publicidade
O secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, alerta que a obra ainda não está entregue. A conclusão da pista duplicada no lote 1B, um trecho de 1,5 quilômetros que dá acesso ao novo terminal, e a iluminação do trecho, só devem ser concluídos em março do próximo ano. Por isso, o secretário alerta que os motoristas precisam estar atentos:
— A obra vai continuar, os operários vão estar trabalhando, por isso carece de atenção dos motoristas, embora estejamos liberando o acesso com segurança aos motoristas — disse.

No trajeto liberado neste sábado, etapas como a colocação de grama em volta do viaduto e sinalização vertical sobre a mão dupla no início do trecho estão pendentes. O aposentado Sérgio Luiz Trainotti e a dentista Solange Thais Ezure estavam a bordo do primeiro carro que passou pelo trajeto na liberação. Moradores do bairro Carianos, eles quiseram conhecer de perto como ficou o novo acesso, que deve facilitar o deslocamento deles no dia a dia:
— Para nós é muito importante para desafogar o trânsito dessa região. Em dias de jogos, por exemplo, é muito difícil transitar – apontou Sérgio, que apesar da demora na conclusão da obra, iniciada em 2013, diz torcer para que todas as etapas ainda pendentes sejam concluídas em breve.
Continua depois da publicidade