A obra de revitalização da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, causou filas durante o feriadão. Na quinta-feira (29), o trânsito ficou no sistema siga e pare, o que causou lentidão nos dois sentidos. O secretário municipal de infraestrutura, Valter Gallina, garantiu que essa operação não acontecerá mais.

Continua depois da publicidade

>> SC tem feriadão com aglomeração e desrespeito aos decretos estaduais

— Foi a empresa que desavisadamente fez. Foi fazer um teste que não deveria ter acontecido, porque nós sabíamos que não ia dar certo. É óbvio que a obra iria mais rápido, só que o transtorno seria muito grande — explicou.

A obra

A revitalização da Avenida das Rendeiras começou no dia 26 de outubro e deve durar cerca de cinco meses. Quando foi lançado, o projeto causou polêmica porque a intenção inicial era reduzir as vagas de estacionamento. Os moradores contestaram e o município voltou atrás, com a promessa de que 80% das vagas continuarão disponíveis.

Projeto de revitalização
Projeto de revitalização (Foto: Divulgação / PMF)

O projeto compreende a reforma das calçadas, a construção de uma ciclovia e de decks. A substituição dos paralelepídeos por paver (blocos de concreto intertravados) está começando nesta segunda pelos estacionamentos para evitar alterações no trânsito, de acordo com Gallina.

Continua depois da publicidade

— Vamos iniciar a obra na descida da Joaquina para a Ponte da Lagoa da Conceição. Nesse local, vamos retirar todo paralelepípedo e instalar decks com estrutura melhorada. Vamos fazer uma ciclovia de concreto asfáltico para poder ser usada por skatistas e quem passeia de roller. Vai ter um passeio também — contou.

>> Quer receber notícias da sua cidade por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Tanto a Rendeiras como a Avenida Professor Acácio Garibaldi São Thiago, na Joaquina, terão troca na iluminação, informou o colunista Ânderson Silva ainda em fevereiro. Conforme Valter Gallina, os trabalhos devem ter uma pausa entre o Natal e o Ano Novo.