O tráfego na BR 153, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dever ser liberado na próxima semana. A previsão é do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT).

Continua depois da publicidade

De acordo com o engenheiro do DNIT, Nelson Ferreira, os dois pontos na rodovia em Marcelino Ramos-RS, nos quilômetros 2 e 5, próximo da divisa com Santa Catarina, estão em fase de conclusão.

– No quilômetro 5 só falta uma camada de CBOQ (asfalto) e a sinalização – declarou.

No quilômetro 2, onde foi construído um desvio de 200 metros, está sendo finalizada a base e o próximo passo é a pavimentação, que deve ocorrer até o final de semana, se o tempo não atrapalhar.

Continua depois da publicidade

A rodovia está fechada há um mês, causando prejuízos para transportadores e empresas do Oeste Catarinense e norte do Rio Grande do Sul. O custo dos fretes aumentou de 15 a 18%, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste (Setcom), Paulo Simioni.

A liberação na divisa com o Rio Grande do Sul já ameniza a situação mas os caminhões que vão para o Paraná ainda terão que buscar caminhos alternativos, pois há outro bloqueio no quilômetro 49, em Vargem Bonita, onde apenas automóveis passam por um desvio no local.

Não há previsão de liberar a pista para caminhões em Vargem Bonita.