O trânsito de Florianópolis está trancado mais uma vez nesta terça-feira (17), o que dificulta significativamente o deslocamento da população. Nesta tarde, no entanto, é a chuva contínua que tem causado transtornos aos motoristas da Capital catarinense.
Continua depois da publicidade
A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) registrou uma sequência de pequenos acidentes desde o início da tarde, quando começou a chuva. Veículos quebrados nas principais vias da cidade, nesta tarde, também pioram a situação. Com as pistas molhadas, nem os desvios através dos morros são opção.
Durante todo o dia, até por volta das 19h, foram atendidas 80 ocorrências pela GMF, na Ilha de SC.
— Nossas equipes estão empenhadas durante todo o dia para melhorar a fluidez e mobilidade da nossa Capital. Estamos fazendo a operação Onda Azul na chuva, mas não está vencendo, pois os carros vem bem devagar. Está fluindo, mas com trânsito pesado — informou o o subcomandante da GMF, Ricardo Pastrana.
Dias de chuva
A lentidão no trânsito ocorre, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), devido a uma série de fatores, como, pista escorregadia, visibilidade prejudicada e a obrigatória redução de velocidade.
Continua depois da publicidade
Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária de SC, major Pablo Neri Pereira, ainda atribui a lentidão no trânsito urbano nos dias de chuva a outras causas:
— Os ciclistas e pedestres, por exemplo, mudam a habitual forma de se locomover nos dias de chuva e acabam indo com veículo próprio. Aumenta o número de carros. Às vezes ocorrem colisões traseiras, também, e daí é um efeito cascata.
Vídeo: momentos de caos na Ilha de SC
Saiba como está o trânsito nas principais vias
Via Expressa
O trânsito flui até a altura do bairro Capoeiras, no sentido Florianópolis-São José. De Capoeiras em diante, há engarrafamento.
Continua depois da publicidade
Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles
O fluxo na ponte Colombo Salles flui neste fim da tarde, embora com bastante movimento. Ainda não há registros de trânsito parado no local. Um caminhão chegou a quebrar sobre a ponte Pedro Ivo Campos por volta das 14h, mas foi removido rapidamente com auxílio de guincho.

Área central
Devido ao grande fluxo de carros na área central, a GMF também atua nas imediações do Beira-Mar shopping. Segundo o subcomandante da Guarda Municipal, os estacionamentos particulares estão lotados e obriga os condutores a circular pela região por mais tempo.
Beira-Mar Norte
Do centro até o elevado do Cic, há grande engarrafamento. Ao menos dois acidentes foram registrados por volta das 18h desta terça-feira (17), na Beira-Mar Norte. Segundo informações, as colisões ocorreram em ambos os sentidos: Centro-bairro e bairro-Centro. Também há um veículo com problemas mecânicos, parado na pista da esquerda, sentindo Centro.
SC – 401
Na SC-401, um coletivo urbano colidiu contra um ponto de ônibus no sentido bairro-Centro, por volta das 17h30min. O veículo derrapou na pista e perdeu o controle. Uma hora depois, a guarnição da PMRv ainda atende a ocorrência. Não havia ninguém no ponto, no momento do acidente. Ninguém se feriu.
Continua depois da publicidade
No sentindo oposto, o trânsito segue com lentidão. Toda a extensão da Avenida da Saudade está trancada.

SC – 404
Na SC-404, sentido bairro – no Morro da Lagoa, uma carreta carregada de canos enfrentou dificuldade para subir o morro, antes de chegar o mirante e precisou descer no sentido contrário, de ré. A orientação para veículos mais pesados é evitar os morros durante o período de chuva.
UFSC
Na rua Capitão Romualdo de Barros, Carvoeira, sentido UFSC, um veículo com reboque danificado prejudicou ainda mais o trânsito. Segundo a GMF já foi acionado o guincho.

Confira o engarrafamento no mapa
Continua depois da publicidade