A empresa contratada para executar as obras do corredor de ônibus para uso do BRT no entrono da UFSC, no bairro Pantanal, deu início à análise do local nesta segunda-feira. Com as obras, previstas para durar dois meses, o trânsito que vai do trevo do Córrego Grande até o Hospital Universitário foi alterado. Foi instalada sinalização para indicar as mudanças temporárias.

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De acordo com apuração do repórter Felipe Reis, da CBN Diário, apesar de se tratar de um importante trecho dos sete quilômetros totais dessa fase de implantação do corredor no Pantanal, a obra só fará sentido depois da conclusão da outra etapa: o trecho da Avenida Deputado Antonio Edu Vieira desde a Eletrosul até o túnel Antonieta de Barros.

A previsão da prefeitura é terminar os 17 quilômetros do anel viário até o fim da gestão, no prazo de três anos. Sem a integração de todas as etapas, o funcionamento da pista exclusiva para ônibus não poderá ser usada para este fim.

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Nesta segunda-feira, os trabalhos começaram a ser realizados pelo consórcio Alves Ribeiro/Conpesa no entorno da UFSC. Nos próximos dois meses, o asfalto vai ser substituído por piso de concreto e serão destinadas duas faixas centrais para uso exclusivo do BRT. Também será implantado o sistema inteligente de controle de semáforos.

Em entrevista à CBN Diário, o secretário interino de Transportes de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva, afirmou que os trabalhos vão exigir a atenção dos motoristas, já que as obras vão manter as fechadas nos dois sentidos as pistas da esquerda, próximas aos canteiros.

Segundo levantou a CBN Diário, enquanto os trabalhos estão ocorrendo, a prefeitura espera que o Consórcio Fênix, responsável pela operação do transporte público, compre os veículos com portas do lado esquerdo, que facilitarão o embarque e desembarque nas plataformas especiais que serão construídas.

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— Esse custo já estava previsto desde o contrato assinado em 2014, então eles não poderão dizer que não sabiam que teriam que fazer esse investimento — afirma o secretário.

A previsão é que seja instalado um sistema inteligente de semáforos para conversões à esquerda, que será obrigatório no trecho da UFSC. Sensores vão indicar a presença dos ônibus para impedir a passagem de outros veículos no cruzamento.

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