O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 começou com correria para alguns candidatos que fizeram o teste na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos locais de provas que concentrou o maior número de estudantes no Estado. A dificuldade foi o congestionamento nos arredores da instituição, que se intensificou meia hora antes do teste.

Continua depois da publicidade

O zelador Marcelo da Rosa, de 33 anos, foi um dos concorrentes que não conseguiu entrar na prova a tenmpo. Ele faria o Enem para ajudar a compor a nota no vestibular para o curso de Engenharia Elétrica da UFSC. Marcelo disse que saiu de casa, no Rio Vermelho, no interior da Ilha, às 12h15min de moto e não conseguiu chegar antes das 13h (horário que foram fechados os portões) por causa do trânsito intenso. Os portões fecharam à 13h.

– Vai ficar para o ano que vem – lamenta Marcelo, que faria a prova pela primeira vez.

A estudante Isabella Ronsani, de 16 anos, chegou cedo e meia hora antes do exame se sentia um pouco ansiosa. A jovem, que faz o terceirão, resolveu provas passadas e revisou as matérias para se preparar. Ela quer fazer Odontologia na UFSC.

Continua depois da publicidade

– Acho que a prova será bem cansativa, espero manter o mesmo foco em todas as questões – planeja Isabella.

A prova deste sábado conta com 90 questões objetivas, divididas entre as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, será a vez das 90 questões objetivas sobre linguagens e códigos e matemática, além da prova de redação – que representa 50% da nota total do exame. Em Santa Catarina, mais de 100 mil candidatos se inscreveram no Enem. No Brasil, foram mais de 5,7 milhões de estudantes.

Gabarito

O aluno só pode deixar a sala de aula duas horas após o começo da prova. Quem quiser levar o caderno de provas, precisa esperar até 30 minutos antes do fim do exame, que encerra às 17h30min. Os gabaritos serão divulgados no dia 7 de novembro, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Continua depois da publicidade