O sábado nas estradas foi marcado por filas e lentidão nas rodovias federais devido ao tráfego intenso de veículos em Santa Catarina. Os principais congestionamentos se concentraram nos gargalos da BR-101, onde as pistas não são duplicadas, como a ponte sobre o canal de Laranjeiras, em Laguna, e o Morro dos Cavalos, em Palhoça, além das imediações no acesso a Garuva, no Norte do Estado.

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O movimento tranquilo em alguns pontos das principais rodovias do Estado também surpreendeu quem está acostumado a cuidar da segurança dos motoristas. Em Araranguá, o maior fluxo de veículos foi verificado entre 10h e 12h e apenas quatro acidentes leves com danos materiais foram registrados. Na SC-444, que liga Criciúma ao Balneário Rincão, o trafégo intenso também esteve restrito ao período da manhã.

Em Laguna, nas proximidades do canal de Laranjeiras, os congestionamentos começaram ainda pela manhã testando a paciência de quem pretende passar o Ano-Novo nas praias das regiões de Imbituba, Garopaba e Palhoça. No período de maior fluxo, a fila tinha 16 quilômetros de extensão. Mas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito voltou a fluir normalmente nos dois sentidos a partir das 21h.

Tranqueira em Laguna

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A situação foi inversa no trecho do Morro dos Cavalos. O motorista que transitou em direção ao Sul do Estado encarou até 10 quilômetros de fila na região da Enseada do Brito a partir do final da manhã. No início da noite, o congestionamento chegou a diminuir para três quilômetros, mas voltou a aumentar depois que um caminhão estragou na altura do km 232. Já no sentido Norte, uma fila chegou a três quilômetros de extensão no início da noite, depois que um ônibus também teve problemas mecânicos.

Para domingo, a previsão é de mais movimento nas rodovias catarinenses, talvez não tão intenso como no sábado, pois o retorno da maioria dos motoristas está previsto para depois do Ano Novo. A Polícia Rodoviária Federal recomenda que os motoristas sempre levem água potável e algum alimento energético para emergências.

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