As ruas de Joinville são o cenário de pelo menos cinco acidentes de trânsito com vítimas a cada dia. É o que apontam as estatísticas dos Bombeiros Voluntários da cidade, considerando os atendimentos às ocorrências entre os últimos meses de janeiro e agosto. Foram 1320 acidentes envolvendo carros, motocicletas, bicicletas e pedestres no período.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
A soma praticamente repete os índices do ano passado, que teve apenas dez ocorrências a menos nos oito primeiros meses. Os números de 2014 e 2015 reforçam a vulnerabilidade das motocicletas: a média é de três colisões de carros contra motos por dia – batidas entre carros e motos são quatro vezes mais frequentes do que acidentes envolvendo apenas carros.
Na tentativa de frear as estatísticas, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) pega carona com a Semana Nacional do Trânsito para promover uma série de ações de conscientização na cidade. As atividades começam neste sábado, com um passeio ciclístico com largada no Sesc Vila Nova. Palestras, seminários, exposições e outras atrações completam a programação da semana até o próximo dia 27.
Na terça-feira, quando será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, parte do Centro terá novidades em relação ao trânsito. Uma delas será a utilização de um trecho da rua 9 de Março como corredor exclusivo de ônibus. Somente poderão circular ônibus e táxis entre o terminal central e a avenida Juscelino Kubitschek.
Continua depois da publicidade
Futuramente, o espaço será transformado definitivamente em corredor exclusivo. Outro destaque do Dia Mundial Sem Carro será a entrega do primeiro parklet (vaga viva) da cidade. Duas vagas de estacionamento na Travessa Bachmann serão adaptadas como área de convivência, com bancos, mesas, jardins e outros equipamentos urbanos.
O projeto, aprovado pelo Ippuj, é do curso de arquitetura da UniSociesc. Outros sete pontos da cidade também poderão receber parklets. Uma lei que permite a criação das vagas vivas será assinada pelo prefeito Udo Döhler.
Acidentes – janeiro a agosto de 2014
carro x bicicleta: 126
carro x carro: 196
carro x moto: 725
carro x pedestre: 81
queda de moto: 182
Total: 1310
Acidentes – janeiro a agosto de 2015
carro x bicicleta: 135
carro x carro: 183
carro x moto: 731
carro x pedestre: 78
queda de moto: 192
Total: 1320
FONTE: BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Confira as principais atividades dos próximos dias
Sábado – Passeio Ciclístico, às 14h30 (rua Alwin Pasold, ao lado da Subprefeitura Oeste, no Sesc Vila Nova).
Domingo – Desafio de bike lenta, às 10 horas (rua do Lazer, na avenida Hermann Lepper)
Terça _ Dia Mundial Sem Carro, entre 8 e 17 horas (Travessa Dr. Norberto Bachmann)
Terça – Desafio Intermodal, às 18 horas (rua Presidente de Moraes, 406, na UFSC)
Terça – Passeio Ciclístico, às 19h30 (saída em frente ao Museu da Bicicleta , na Estação da Memória)
Continua depois da publicidade