O Instituto de Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan) de Jaraguá do Sul iniciou os estudos para a implantação da segunda etapa da reformulação do trânsito na área central.
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A medida inclui a criação de corredores preferenciais para transporte coletivo e ciclofaixas nas ruas Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa, que devem começar a funcionar em julho. Outra ação é o alargamento da curva da rua João Zapella, em frente ao ginásio do Colégio Marista, para garantir mais fluidez ao trânsito. O local é estreito e alvo de reclamação dos motoristas.
O presidente do Ipplan, Benyamin Parham Fard, disse que as negociações com a instituição para utilizar parte do pátio da instituição estão avançadas. O alargamento será de cerca de três metros, totalizando uma área de 56 m².
A previsão é que as obras sejam realizadas em seis meses, assim que for concluída os documentos de doação do espaço. Também existe a possibilidade de ser instalado um estacionamento particular com 70 vagas no pátio do colégio, gerenciado pelos Irmãos Maristas.
– Com a implantação dos corredores, constatamos que houve a redução de 20 minutos de viagem em alguns itinerários na área central-, afirma.
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Para o segundo semestre também está prevista a alteração no cruzamento das ruas João Planincheck, Marechal Deodoro da Fonseca e João Januário Ayroso, perto do Lux Atacadão. Com a mudança, os motoristas que vêm do bairro Jaraguá Esquerdo poderão entrar direto na João Planincheck para ir ao Centro. Hoje existe um trevo no local que abriga os condutores a darem o retorno pela Vila Nova.
O objetivo é garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas, reduzir as filas que se formam no horário de pico e diminuir o percurso que os moradores do Jaraguá Esquerdo precisam percorrer para transitar no sentido Nova Brasília e Vila Lenzi.
Mais 51 km de ciclovias
Até agosto, deve ser concluído o Programa Cicloviário, para ampliar o número de ciclovias e ciclofaixas. A previsão é que sejam implantados, até final de 2014, mais 51,50 quilômetros de espaços destinados aos ciclistas. Hoje Jaraguá conta com 37 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e a intenção é chegar a 85 quilômetros.
O presidente do Ipplan, Benyamin Parham Fard, diz que o objetivo é conectar todas as ciclofaixas e ciclovias do município, que hoje não são interligadas. Também está prevista a implantação de paraciclos (estacionamento para bicicletas) em pontos estratégicos. Outra proposta é a implantação de equipamentos multiuso perto dos paraciclos, com um mapa da cidade, bomba para calibrar os pneus da bicicleta e banca de comércio, a ser locado.
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