O trânsito que chegou a 17 quilômetros na região de Tubarão e Laguna na BR-101 deverá continuar intenso até o 12h de sexta-feira. Até as 22h30min, o congestionamento ainda somava 15 quilômetros.

Continua depois da publicidade

De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Graziano, o domingo também deverá ter o mesmo destino desta quinta-feira, e segunda também deve amanhecer com rodovias lotadas.

O feriado

Continua depois da publicidade

O sol e o calor estão confirmados e opções de lazer não faltam em Santa Catarina.

O último feriadão antes da temporada é um teste para o verão. Conforme estimativa da Santur, cerca de 1 milhão de pessoas devem circular pelo Estado até segunda-feira. E o anfitrião não será apenas o litoral. Até mesmo na Serra e no Oeste catarinenses são esperados visitantes, segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc).

A estimativa leva em conta turistas de outros Estados e os catarinenses que vão pernoitar em outras cidades. O perfil dos visitantes é de jovens ou famílias, que já apareciam nas praias na quinta-feira.

– Todos os equipamentos turísticos vão estar lotados. A expectativa é muito grande. O feriado é início do trabalho que esperamos para a temporada de verão – avalia o secretário de Estado de Turismo, Valdir Walendowsky.

Continua depois da publicidade

Conforme o presidente da Fhoresc, Estanislau Bresolin, a ocupação dos hotéis na Capital é de 80% no Centro e 75% nas praias.

Além das praias, o Dream Valley Festival em Penha, a Aventura Pelos Mares em Itajaí, a Regata Extreme Sailing Series e o Folianópolis em Florianópolis, também são opções. Assim como as estâncias de águas termais do Sul e do Oeste.

– Temos opções muito diversificadas. É o feriado que oferece mais atrativos nos últimos anos – calcula o gerente de Marketing da Santur, Eduardo Simon.

Continua depois da publicidade

A partir de segunda-feira, serão concluídas as ações planejadas para o verão. A Santur vai fazer um balanço com as operadoras de turismo nacionais e do Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile para definir estratégias para a temporada. De dezembro de 2012 até a Páscoa deste ano, cerca de 5 milhões de turistas circularam por SC.

Segundo Walendowsky, o plano é fortalecer os aparelhos turísticos do Extremo Oeste para explorar o potencial que já existe como porta de entrada dos argentinos. Turistas chilenos também devem vir em maior número, com a operação de voos diretos entre Santiago e Florianópolis a partir do final do mês.

>>Veja as fotos do trânsito na quinta-feira em Santa Catarina