A última transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis começou nesta segunda-feira (26). Após a conclusão desta etapa, que vai durar mais três noites, o peso da ponte voltará a ser totalmente sustentado pela própria estrutura.
Continua depois da publicidade
— Ela chegou a ter 1,2 m em toda a parte da suspensão. Agora serão os últimos 45 centímetros, divididos em quatro etapas de aproximadamente 11cm na parte central — explicou o engenheiro fiscal da obra, José Abel da Silva.
Durante restauração a ponte vinha sendo totalmente sustentada por estruturas provisórias, mas desde junho começaram as transferências de carga, o que levou 80% do peso às barras de olhal.
Entrega e iluminação
O Governo de SC promete reabrir o tráfego da ponte no dia 30 de dezembro deste ano. A prefeitura da Capital ainda precisa definir quais veículos vão passar pela estrutura, mas já há uma tendência de liberar o fluxo para pedestres, ciclistas e ônibus.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, não garante a entrega de uma ponte iluminada.
Continua depois da publicidade
— A parte da iluminação nós estamos correndo contra o relógio. Não é tão fácil assim garantir dia 30, mas o compromisso do trânsito na ponte até dia 30 está garantido.
De acordo com a secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a restauração incluiu a substituição dos 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal que mantêm a ponte elevada. Desde 2017, quando foi feita a primeira transferência de carga, a ponte foi elevada em cerca de 1,80 metro e o peso ficou apoiado sobre as estruturas provisórias.