Mais uma etapa da restauração da Ponte Hercílio Luz foi finalizada. Após quatro operações ao longo desta semana, a transferência de carga foi concluída com sucesso e antes do tempo previsto. Os trabalhos começaram na noite de segunda-feira e foram encerradas na madrugada deste sábado. A projeção inicial era de que seriam necessários até 15 dias para a operação. A reação da estrutura dentro do previsto e o clima favorável durante os procedimentos são alguns dos fatores que contribuíram para o ganho de tempo.

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A última parte da operação foi realizada na noite de sexta-feira. Foram cerca de 20 minutos para garantir a elevação de 10,7 centímetros, trabalho seguido por um monitoramento da estrutura ao longo da madrugada de sábado.

A operação superou também o tamanho do deslocamento previsto. A meta era totalizar 53 centímetros considerando as demais operações. No entanto, a elevação total foi de 54,3. Na primeira operação, em fevereiro deste ano, foram içados 13 centímetros do vão central.

O procedimento de transferência de carga é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a realização da restauração. O trabalho é realizado sempre à noite para evitar influências térmicas.

Além dos técnicos e engenheiros do Deinfra e da empresa Teixeira Duarte, responsável pelos trabalhos, o secretário adjunto da Comunicação, Hamilton Peluso, acompanhou a operação na sexta-feira.

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Próximos passos

O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, explica que, após concluída a transferência de carga, a equipe fará o trabalho de desmontagem da atual estrutura, que vai abranger a remoção dos cabos pendurais e das barras de olhal e o abaixamento do tabuleiro do vão central, para então trabalhar na montagem da nova estrutura.

A retirada dos cabos começará já na próxima semana, com os cabos sendo cortados à noite e retirados durante o dia. A desmontagem das barras de olhal está programada para começar já em novembro.

Em seguida, serão realizados trabalhos intermediários e então a montagem da nova estrutura. A ponte receberá cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.