O Santos recebeu na terça-feira (27) um transfer ban da Fifa em função do não pagamento da dívida com o Krasnodar, da Rússia, pela contratação do meia Cueva, realizada em 2019. Sendo assim, o Peixe não poderá fazer contratações e registrar novos jogadores até que pague os valores que deve.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Galvão Bueno narra gol de empate do Brasil com a Espanha da arquibancada: “Matei as saudades”
O que é o transfer ban
O termo costuma causar dúvidas entre os torcedores. Afinal, o que é o transfer ban da Fifa? Trata-se de uma punição administrativa. A entidade impõe o transfer ban a um clube quando esse infringe uma regra ou prática do regulamento da Federação.
Continua depois da publicidade
Enquanto o clube está punido com a medida não pode registrar novos atletas até que faça o pagamento da dívida. Al-Nassr, Barcelona, Corinthians, Santos e Fortaleza são alguns dos times que já sofreram transfer ban da Fifa.
De que forma um transfer ban pode ser pedido?
Existem alguns procedimentos para uma agremiação sofrer transfer ban. O atleta ou clube credor precisa entrar com um pedido na Fifa. Além disso, é preciso comprovar que o valor devido não foi pago. Então, o clube passar a ter um período para realizar a quitação da dívida, geralmente de 45 dias.
Caso o prazo seja ultrapassado, o time é punido com transfer ban. Com isso, fica impedido de registrar novos atletas. Sem a quitação, o clube também pode sofrer sanções mais severas da Fifa, prejudicando seu desempenho em campeonatos e sofrendo risco de rebaixamento de divisão.
No caso de conseguir realizar o pagamento da dívida no prazo que foi estabelecido e apresentar os comprovantes de pagamento, a agremiação pode, então, solicitar a queda do transfer ban. Depois disso, o time fica liberado novamente para registrar novos atletas.
Continua depois da publicidade
Veja também: fotos de como foi o jogo da seleção brasileira
Assista também
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.