O operador canadense TransCanada anunciou nesta quinta-feira o fechamento provisório de seu oleoduto Keystone, entre Canadá e Estados Unidos, devido a um vazamento de petróleo detectado no estado de Dakota do Sul, centro-norte americano.
Continua depois da publicidade
Ao menos 5.000 barris de petróleo vazaram no começo do oleoduto por razões ainda desconhecidas, informou a TransCanada em um comunicado.
Uma investigação está sendo feita. A empresa mobilizou suas equipes de emergência no local e contactou as autoridades americanas.
A fuga forçou a TransCanada a fechar seu oleoduto Keystone, de 4.324 km de comprimento e que une a província de Alberta (oeste) aos terminais de petróleo de Cushing, em Oklahoma, e de Patoka, no Illinois.
Continua depois da publicidade
Meses atrás, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a construção do polêmico oleoduto de Keystone XL, que tinha sido vetado por seu antecessor, Barack Obama.
Com Keystone XL, TransCanada busca duplicar o fluxo de petróleo atual, de 830.000 barris por dia, e conectar de um modo mais direto às zonas petrolíferas de Alberta e Texas, no sul dos Estados Unidos.
* AFP