A TransCanada obteve contratos de abastecimento para 20 anos, o que lhe permitirá construir o polêmico oleoduto Keystone XL, que atravessará os Estados Unidos e o Canadá, anunciou a empresa nesta quinta-feira (18).
Continua depois da publicidade
Os acordos lhe permitirão transportar cerca de 500 mil barris diários durante 20 anos – quantidade suficiente para confirmar a construção da tubulação que vai de Alberta, no Canadá, até o Golfo do México, nos Estados Unidos.
Em novembro, o estado de Nebraska, nos Estados Unidos, deu a permissão requerida para a construção, mas exigiu algumas alterações no trajeto original.
O Keystone estará conectado a uma rede de dutos já existentes nos Estados Unidos. Isso permitirá que o petróleo da mediterrânea Alberta chegue às refinarias do Golfo do México. A capacidade de transporte será de cerca de 830 mil barris.
Continua depois da publicidade
O projeto foi lançado em 2008 e bloqueado por razões ambientais pelo então presidente Barack Obama. Seu sucessor Donald Trump liberou sua construção no ano passado.
“Agradecemos ao presidente Donald Trump e ao seu governo por seu apoio contínuo”, disse em nota Russ Girling, presidente e CEO da TransCanada.
* AFP