As belas roupas que hoje vemos circular pelos corredores da festa mais germânica de Santa Catarina, a Oktoberfest 2019, tiveram origem em comemorações como aniversários, casamentos e outras celebrações. Essa prática teve registro a partir do século 19, que corresponde aos anos de 1801 a 1900 e se mantém viva até hoje.
Continua depois da publicidade
— Quando a gente vai a uma festa as pessoas usam o mesmo estilo de roupa. Digamos que são peças mais festivas. O traje típico em si vem dessa origem. No dia a dia de trabalho naquela época na Alemanha, as pessoas usavam roupas mais simples e quando elas tinham uma festa, um encontro elas botavam os trajes festivos — explica Márcia Bronnemann, professora de Moda na Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Saiba tudo sobre a edição 2019 da Oktoberfest em Blumenau
Segundo a educadora, os itens mais elaborados que eram usados nas festas tinham geralmente como característica o avental bordado ou o colete. A saia não possuía esse tipo de trabalho porque nesse período as pessoas circulavam muito a pé, e ao se deslocar do povoado até o ambiente da comemoração, as barras das saias corriam o risco de ficarem sujas, já que elas eram longas.
— A ideia era bordar o avental ou colete porque que se fosse preciso passar por um local com muita poeira ou lama, que sujasse a saia, as pessoas iriam reparar no bordado do avental ou do colete. Assim não notariam a sujeira na saia e como se diz hoje em dia "segue o baile" —comenta.
Continua depois da publicidade
Essa era uma maneira de chamar mais atenção para as peças que tinham mais detalhes como as treliças que se faz o laço, e de não deixar tão evidente a parte próxima dos pés, onde ficava a parte suja da roupa. Além disso, os calçados nessa época também eram simples.
— Os sapatos não eram tão bons e as vezes o vestido não era exatamente como as alemãs queriam, então essa foi a forma encontrada para que a parte de cima da vestimenta chamasse mais a atenção — afirma Márcia.

Essa mesma lógica era aplicada para os homens e as crianças. Porém, no caso do sexo masculino o cuidado maior era com o chapéu, suspensório e a camisa. O vestido é chamado de Dirndl, e o conjunto masculino tem o nome de Lederhosen (existem as versões com bermuda e com calça).
— Uma comprovação disso é a origem da Oktoberfest da Alemanha em 1814. Quando as roupas que eram usadas no dia a dia eram mais simples e as mais elaboradas ficavam para serem usadas nas festas — diz.
Continua depois da publicidade
Inspiração nos trajes da Baviera antiga
Os trajes mais conhecidos no Brasil, especialmente na região Sul, são as vestimentas que tiveram origem nas áreas de Tirol, Bavieira e Salzburgo. Os trajes criados pela empresária formada em moda, Olívia Carolina Carl Pereira, 27 anos, por exemplo, são inspirados nas vestes da Baviera antiga. Ela geralmente vai à festa acompanhada da mãe, Denise Carl, e do padastro, Hilario Herkenhoff, que também sempre se vestem a caráter.
— A cultura de usar os trajes está aumentando. Usando eles, o pessoal se sente mais parte da festa. O chavari que é uma corrente masculina tinha como tradição na Bavaria antiga ser usada para penduras as conquistas dos caçadores. Por exemplo, se ele capturava um javali, ele colocava a presa dele pendurada na corrente, se ele dominava algum estrangeiro, colocava uma moda. Era como se fosse uma coleção de troféus e essa prática era passada de geração para geração — conta Olívia que foca mais trabalho manual das roupas.
Ela diz ainda, que pelo fato da maior parte dos imigrantes que colonizaram Blumenau terem vindo do Norte da Alemanha, os trajes mais simples se difundiram mais rapidamente.
— O traje típico deles realmente eram mais lisos com bordados, com aviamentos — esclarece.

Continua depois da publicidade
Como montar um traje masculino
Para quem não quer ou não pode investir muito na roupa para aproveitar a Oktoberfest, é possível improvisar um traje com peças que se já tem no armário. Os homens podem usar uma camisa branca ou xadrez, de preferência nas cores verde ou cinza.
O suspensório também pode ser usado ou encontrado em um brechó. Se não você não tiver um colete no guarda-roupa, tente conseguir um de couro para compor o look. Uma calça jeans é solução para a parte de baixo. Se tiver como acrescentar um chapéu e um sapato preto ou coturno, o traje está montado.

Leia também
Oktoberfest 2019: transporte coletivo terá 340 horários extras na madrugada
Cervejaria caçula da Oktoberfest vai apresentar novo design dos rótulos durante a festa
Oktoberfest aposta em tecnologia para aprimorar segurança e limpeza da festa