Finalmente chegou o grande dia. Saiu o trailer de Grand Theft Auto VI, nosso querido GTA 6. Foi muita emoção, com direito a vazamento do vídeo antes da data marcada. Era para o trailer sair na terça e saiu na segunda.
Continua depois da publicidade
Mas e aí, o que pudemos ver? Para começar, a primeira protagonista mulher dos jogos 3D da série. Ela se chama Lúcia e, aparentemente, foi presa. De resto, gráficos lindíssimos (já achava lindo o GTA V no PS4), com muitas imagens de Vice City, baseada em Miami, e um moço, o outro protagonista. Parece que eles serão um casal.
O que dizer? Quero este jogo agora! Estou muito empolgada com finalmente poder jogar com uma mulher no modo história, com ela ter uma jornada escrita pelo jogo, e não no GTA Online. Parece que virou uma chavezinha no meu cérebro.
Se antes eu jogava com os moços e me divertia na cidade, agora parece que estou diante de uma outra situação: como seria a Joana no mundo do crime?
Não é que faça tanta diferença assim o gênero do personagem. Afinal, a gente não está jogando com a gente mesmo. Ao mesmo tempo, faz muita diferença sim! Em dois aspectos, talvez.
Continua depois da publicidade
Uma coisa é bem interessante sobre este GTA: provavelmente vão precisar criar uma história um pouco diferente para encaixar uma mulher como protagonista. E já temos um ponto positivo: tiveram que pensar um roteiro um pouco menos batido. Torço para isso, pelo menos.
Um outro ponto é o que mexeu comigo e talvez mexa também com outras jogadoras: a de um aumento de imersão. O fato de um dos protagonistas ser uma mulher faz com que eu me ponha mais facilmente no lugar dela e pense como eu agiria naquela situação.

Talvez você não ache que faz tanta diferença assim. Mas pense em alguns diálogos e situações que aconteceram nos GTAs passados.
Eu recomecei o GTA V no PS5 depois que voltei das férias para fazer o texto sobre o turismo em Los Angeles. E um diálogo no início do game me chamou a atenção. Era entre o protagonista Franklin e o amigo dele, o Lamar. Eles falavam sobre mulheres. O Lamar estava dizendo que se o Franklin fizesse tal coisa, ele faria mais sucesso com as moças. Só que falou isso do jeito mais vulgar e horrível. Sim, daquele jeito como se as mulheres existissem apenas para agradar esses dois personagens.
Continua depois da publicidade

Será que haveria um diálogo assim com nova moça protagonista? Acho que não. Toda a situação com o Michael, ficando ainda no GTA V, também seria diferente, já que ele é o marido, o “provedor” da família. E se ele fosse a esposa e a esposa que fosse a criminosa? E o Trevor nem se fala, já que mora sozinho em um trailer. Também seria interessante ver um Trevor mulher.
Enfim, tudo isso para dizer que estou curiosa com o que a Rockstar vai aprontar e feliz com essa mudança. Pode ser pequena ou até insignificante para alguns jogadores, mas é muito bem-vinda para mim. Agora o difícil vai ser esperar até 2025 para colocar as mãos neste jogo.